Gazeta Esportiva

Percurso das maratonas nos Jogos de Paris é anunciado

maratonas Jogos de Paris

Foto: Divulgação

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 revelou o percurso das maratonas masculina e feminina e da prova adicional de 10 km – ambas serão abertas ao público – numa iniciativa pioneira na história das Olimpíadas. Depois da ‘bolha’ dos Jogos Olímpicos de Tóquio, pela primeira vez na história moderna, a Olimpíada terá evento para atletas não profissionais em suas instalações no mesmo período da competição multiesportiva.

Para a maratona olímpica, a organização definiu uma rota, inspirada na “Marcha das Mulheres”, realizada de 5 a 6 de outubro de 1789, quando cerca de 7.000 mulheres marcharam por Paris, Sèvres e St Cloud antes de chegar a Versalhes e forçar o rei a voltar ao Palácio de Tulherias, dando início à Revolução Francesa.

O anúncio foi feito na presença de Tony Estanguet, presidente de Paris-2024; Anne Hidalgo, prefeita de Paris; Valérie Pécresse, presidente do Conselho Regional de Ile-de-France; Jon Ridgeon, CEO da World Athletics; Geoffroy Sirven-Vienot, vice-presidente de Patrocínio, Eventos e Parcerias da Orange; Paula Radcliffe recordista mundial entre 2003 e 2019, e o maratonista internacional francês Yohan Durand.

Veja também:
Faça sua inscrição na Corrida de São Silvestre

O percurso começa no Hôtel de Ville, sede do governo de Paris, e termina na Esplanade des Invalides, um amplo gramado com vista para o Rio Sena. A prova passará por alguns dos mais belos pontos turísticos e monumentos de Paris e seus arredores, como o Museu do Louvre, Grand Palais, Château de Versailles, residência oficial de vários reis da França, e a Torre Eiffel.

A maratona, segundo dados da World Athletics, terá um percurso difícil, com perda e ganho de elevação geral de 438 m. O trajeto foi classificado pela Federação Internacional de Atletismo como “único, exigente e técnico”.

“Com seu percurso inédito, a Maratona de Paris-2024 representa um grande desafio esportivo para os atletas, em um cenário espetacular”, disse Paula Radcliffe. “Esta corrida, mais imprevisível do que nunca, promete ser mítica.”

“Sem dúvida, a Maratona de Paris-2024 terá algo especial”, disse o bicampeão olímpico e recordista mundial Eliud Kipchoge, do Quênia. “Tocar em um cenário tão impressionante, em um lugar tão carregado de história e simbolismo, será uma experiência única. Eu não poderia pedir uma corrida mais perfeita para os Jogos.”

Com inscrições a serem abertas para 20.024 participantes por corrida, Paris-2024 oferece a atletas experientes e iniciantes uma oportunidade única de participar dos Jogos e vivenciar este encontro festivo e atlético que certamente deixará cada participante com uma lembrança inesquecível.

Exit mobile version