Gazeta Esportiva

Técnico aposta em mescla para São Paulo brigar por títulos no basquete

Foto: Miguel Schincariol/SPFC

A mescla da juventude com a experiência é a aposta do técnico Claudio Mortari para o São Paulo brigar por títulos na temporada 2019/2020. Além da primeira divisão do Campeonato Paulista, o time tricolor disputará o principal torneio da elite da modalidade no país, o NBB.

Vice-campeão da Liga Ouro, espécie de uma segunda divisão nacional, o clube do Morumbi reformulou o elenco para a nova temporada. Oito jogadores foram contratados para se juntar ao trio formado pelos alas Jones e Danilo e o armador Igor, que já integrava o elenco desde o início de 2019.

Além dos alas norte-americanos Shamell Stallworth e Desmond Holloway, o São Paulo trouxe os armadores Cassiano (ex-Campo Mourão) e Georginho (ex-Paulistano), os alas-pivô Jefferson (ex-Bauru) e Renan Lenz (ex-Paulistano), e os pivôs Douglas Kurtz (ex-Basquete Cearense) e Mamedes (ex-Pinheiros).

“Estamos com uma equipe mesclada. Alguns jogadores são mais rodados, e a molecada vai em busca de um objetivo diferente. É importante esse confronto de objetivos para quem um empurre o outro. É um contraste: os jovens e os veteranos se complementam”, declarou Mortari, campeão mundial interclubes treinando o Sírio, em 1979.

Aos experientes Shamell, Holloway e Jefferson, se juntarão os jovens Jones, Danilo, Igor, Georginho, Cassiano e Mamedes, todos com menos de 25 anos. “Confiamos demais nesse elenco. Temos jogadores que já conquistaram títulos, caras acostumados ao pódio, alguns já trabalharam comigo, o que facilita também porque conhecem meu modo de trabalhar”, avaliou.

Em entrevista coletiva, contudo, Mortari mandou um recado: “Jogar menos ou mais tempo, não importa se joga ou não na seleção. O time é administrado por treinamento. Quem mostrar mais competência, joga. Cada partida é uma etapa, e as coisas vão se completando. Eu tenho 12 [atletas], cinco serão titulares. Os outros entrarão conforme necessidade”.

Apesar de não ter o orçamento equiparado a equipes como Flamengo e Sesi/Franca, o São Paulo adota o discurso que brigará pelo título em suas duas frentes. A estreia na temporada está marcada para o próximo dia 31, às 20 horas (de Brasília), contra o Basquete Osasco, fora de casa, pelo Campeonato Paulista.

“Nosso objetivo é o máximo possível. Não estamos entrando para participar. Nosso tamanho é muito grande para termos uma simples participação. Nosso intuito é alcançar a melhor classificação possível, que é ser campeão”, encerrou Mortari

Exit mobile version