Gazeta Esportiva

Com eliminação do Equador, São Paulo deixa de receber ‘bolada’ da Fifa

São Paulo

(Foto: Raul ARBOLEDA / AFP)

A seleção equatoriana foi eliminada na fase de grupos da Copa do Mundo ao ser derrotada pelo Senegal, por 2 a 1, na última terça-feira. Com isso, o São Paulo não seguirá recebendo uma “bolada” da Fifa por ter tido um de seus jogadores convocados para a disputa do Mundial.

A Fifa paga 10 mil dólares por dia para os clubes por cada jogador convocado para a Copa do Mundo. Robert Arboleda foi o representante do São Paulo na Copa do Mundo e, embora não tenha sido acionado pelo técnico Gustavo Alfaro, rendeu uma boa quantia para o Tricolor.

Desde a convocação de Arboleda para disputar o Mundial, no dia 14 de novembro, até o último jogo da seleção equatoriana no torneio, no dia 29 de novembro, se passaram 15 dias. Ou seja, o São Paulo receberá cerca de 150 mil dólares (R$ 792 mil) graças à presença de seu zagueiro na Copa do Mundo.

Vale lembrar que a Fifa destina o valor de 10 mil dólares por dia aos clubes em que os jogadores convocados para a Copa do Mundo atuaram nos últimos dois anos. A prática começou em 2010, no Mundial da África do Sul, e desde então vem beneficiando diversos times do planeta.

Apesar de não ter entrado em campo no Catar, Arboleda realizou o sonho de disputar uma Copa do Mundo, algo que parecia muito distante depois de sofrer uma séria lesão ligamentar e fratura no tornozelo esquerdo.

O zagueiro foi submetido à cirurgia e intensificou seu tratamento nos últimos meses para acelerar a recuperação, que se concretizou dias antes da convocação da seleção equatoriana para o Mundial.

Arboleda pode ser considerado um grande reforço para o técnico Rogério Ceni em 2023. Depois de ser baixa durante todo o segundo semestre de 2022, o comandante são-paulino, enfim, voltará a contar com o principal defensor do elenco.

A volta de Arboleda não poderia acontecer em um momento mais propício, já que Miranda não permanecerá no São Paulo em 2023, e o jovem Luizão, cujo contrato expira em janeiro do próximo ano, também não seguirá no clube.

Exit mobile version