Gazeta Esportiva

STJD julga Atlético-PR por injúria racial de torcedor contra Tchê Tchê

Tchê Tchê, jogador do Palmeiras, durante treino na Academia de Futebol da Barra Funda, na Zona Oeste da capital paulista.

Antes do jogo contra o Palmeiras, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, um torcedor do Atlético-PR chamou Tchê Tchê de “macaco” na Arena da Baixada. Denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), o clube paranaense será julgado às 17 horas (de Brasília) da próxima quarta-feira.

“Embora a conduta tenha sido praticada por um torcedor, sua antidesportividade pode ser atribuída igualmente ao clube, responsável pelo comportamento de seus seguidores”, informou o STJD por meio de seu site oficial em nota publicada na noite desta sexta-feira.

O Atlético-PR foi enquadrado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): “Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

O episódio de injúria racial foi flagrado pela TV Palmeiras e publicado na Internet. Assim o Atlético-PR pode receber suspensão de 120 a 360 dias, além de pegar multa de R$ 100 a R$ 100 mil. O torcedor, se identificado, fica proibido de entrar no estádio por no mínimo 720 dias.

Exit mobile version