Gazeta Esportiva

Com taça e uniforme especial, Palmeiras celebra Copa Rio 1951

Contra o Atlético-MG, Palmeiras celebrou os 65 anos da histórica Copa Rio (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

O título da Copa Rio, conquistado sobre a Juventus, completou 65 anos na última sexta-feira. Na manhã deste domingo, data do confronto com o Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro, o Palmeiras celebrou o feito no Palestra Itália com a taça e um uniforme especial.

Há 65 anos, o craque Jair da Rosa Pinto e seus companheiros enfrentaram a Juventus no Maracanã com uma bandeira do Brasil acima do símbolo do Palmeiras na camisa. Diante do Atlético-MG, os pupilos do técnico Cuca usaram uniformes semelhantes neste domingo.

Com gols de Rodrigues e Liminha, o Palmeiras foi campeão ao empatar com a Juventus por 2 a 2 no dia 22 de julho de 1951, já que ganhou o primeiro jogo da final por 1 a 0. A taça recebida na ocasião foi exibida aos torcedores no gramado do Palestra Itália antes da partida contra o Atlético-MG.

O Palmeiras ainda distribuiu milhares de faixas alusivas ao título entre os torcedores na arena e posicionou ao redor do gramado painéis com a inscrição “1º Campeão Mundial de Clubes”. O dirigível em formato de porco que sobrevoa o campo exibiu uma flâmula especial para celebrar a histórica Copa Rio.

Além de Palmeiras e Juventus, a competição reuniu Vasco da Gama, Estrela Vermelha, Sporting, Austria Viena, Olympique de Nice e Nacional. A Fifa reconheceu a Copa Rio como o primeiro torneio mundial interclubes em 2014 e felicitou o time alviverde pelos 65 anos da conquista na última sexta-feira por meio da Internet.

Nos próximos dias, a TV Palmeiras, canal oficial do clube no YouTube, exibirá um documentário sobre a Copa Rio 1951. A agremiação planeja ainda instalar uma réplica gigante do troféu em sua sede e comercializar camisas alusivas ao título nas lojas oficiais.

Apesar do clima festivo, os torcedores palmeirenses deixaram o Palestra Itália insatisfeitos, já que o Atlético-MG ganhou por 1 a 0. Na próxima rodada, às 20 horas (de Brasília) do dia 1º de agosto, a equipe alviverde, ainda líder, encara o Botafogo, no Estádio Luso-Brasileiro.

Exit mobile version