Gazeta Esportiva

Análise: Palmeiras ainda não encanta, mas vitória aumenta confiança antes do Choque-Rei

Foto: Cesar Greco/SEP

Por: Guilherme Goya

Depois de um empate sem brilho na estreia do Campeonato Paulista, o Palmeiras conquistou a sua primeira vitória nesta quinta-feira ainda sem um desempenho que lembrasse os melhores momentos da temporada passada. Ainda assim, o resultado traz uma confiança e uma segurança importante para o início de temporada do Verdão.

Diante do Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, o Palmeiras encontrou um adversário que complicou o jogo. Apesar de ter o domínio da posse de bola, a equipe de Abel Ferreira encontrou dificuldades para furar a defesa adversária, que congestionou o miolo de zaga para resistir ao ataque palmeirense.

Assim, nem mesmo as jogadas pelas laterais surtiram efeito. Rony e Dudu ainda permanecem pouco inspirados e contaram com pouco apoio dos laterais Marcos Rocha e Piquerez. O Verdão ainda viu o adversário ameaçar em contra-ataques e aproveitando espaços concedidos pela zaga palmeirense.

Ponto de segurança em 2022, o sistema defensivo mostrou certa instabilidade no duelo desta quinta-feira, concedendo 20 finalizações para o adversário. Ainda assim, a equipe não sofreu gol, contando com defesas importantes de Weverton. Assim, a vitória só veio a partir de uma bela finalização de longa distância de Raphael Veiga.

Como admitiu o próprio Abel Ferreira na entrevista coletiva após a partida, a vitória palmeirense veio com pouca inspiração, mas com muita competitividade. Se neste início de temporada, o Verdão ainda brilha pouco na construção das jogadas, o que se manteve do ano passado é a intensidade nos duelos individuais.

“O que posso dizer é que foi mais transpiração do que inspiração, não sei também se pelo gramado, mas não foi um jogo muito bem jogado. Foi um jogo extremamente disputado, com oportunidades para as duas equipes”, disse Abel após a partida.

Apesar do desempenho que ainda passa longe de empolgar o torcedor, a vitória foi importante para o Palmeiras chegar seguro e confiante para aquele que será o primeiro jogo do ano. Neste domingo, o Verdão encara o São Paulo, no Allianz Parque, e terá um teste grande para o elenco que não recebeu reforços e teve a saída de Scarpa e Danilo, pilares da equipe em 2022.

Como demanda todo início de temporada, o elenco palmeirense ainda busca o ritmo ideal e o entrosamento que só vem com o decorrer dos jogos. Com a confiança adquirida pela vitória, ainda que sem o brilho esperado, o Verdão se fortalece para o Choque-Rei e também já passa a mirar a disputa da Supercopa do Brasil, que pode render o primeiro título do clube em 2023.

Exit mobile version