Gazeta Esportiva

Coincidências unem dupla “Van der Gea” em jogo entre Holanda e Espanha

Tratado como sósia de Edwin van der Sar pela semelhança física, o goleiro David de Gea também já era comparado ao arqueiro holandês pelo fato de ter assumido, em 2011, a camisa e as luvas que outrora pertenceram ao seu antecessor no Manchester United. Nesta terça-feira, mais um detalhe será adicionado à conexão entre o novato e o veterano: a Amsterdã Arena.

Palco de muitas glórias de Van der Sar – incluindo sua última partida pela seleção holandesa, em 8 de setembro de 2007 –, o estádio receberá De Gea em um amistoso internacional entre Holanda e Espanha. Titular do United, o goleiro de 24 anos não poupou elogios ao ídolo neerlandês.

“Sempre me chamou a atenção a calma que ele transmitia e seu grande domínio de jogo com os pés”, destacou o espanhol que, ainda assim, definiu outro goleiro como sua maior fonte de inspiração: o dinamarquês Peter Schmeichel, ídolo do United na década de 90.

“Aprendi muito só assistindo seus movimentos, era um goleiro incrível”, elogiou ao jornal espanhol Marca. Formado na cantera, as categorias de base do Atlético de Madri, De Gea parece ser o escolhido para fazer sombra ao ídolo Casillas, na “doce transição” proposta pelo técnico Vicente Del Bosque.

Ao menos, a decisão do treinador tem recebido apoio de goleiros vitoriosos, como é o caso do próprio Schmeichel. “Rezo para que De Gea renove com o United, porque é o goleiro do futuro. Ele demonstrou uma força mental incrível ao superar as dificuldades em seus primeiros meses no clube”, declarou o ídolo à Fox Sports.

Nesta terça-feira, às 15h45 (de Brasília), a partida colocará as duas seleções frente a frente pela primeira vez desde a goleada holandesa por 5 a 1 na fase de grupos da última Copa do Mundo, em 13 de junho de 2014.

Ainda antes disso, as duas equipes já haviam rivalizado em proporções grandiosas na final do Mundial de 2010, na África do Sul, quando os espanhóis venceram por 1 a 0, com gol de Iniesta, e levaram a taça.

Agora, o goleiro espanhol terá a missão de trazer nova revanche à Fúria. Enquanto vive à sombra do holandês, o novo “Van der” Gea ao menos sabe que as traves do Manchester United e da seleção espanhola serão suas por um bom tempo.

À sombra de Edwin van der Sar no Manchester United, De Gea espera conquistar a torcida como o ídolo – Credito: Montagem sobre foto AFP
Exit mobile version