Gazeta Esportiva

Indicado por Bento, Edimar aposta em bagagem europeia para vencer desconfiança

Formado no Cruzeiro, lateral celebrou retorno e destacou evolução na Europa (Washington Alves/Light Press)
Formado no Cruzeiro, lateral celebrou retorno e destacou evolução na Europa (Washington Alves/Light Press)

Formado na base cruzeirense, o lateral Edimar terá a oportunidade de, enfim, escrever uma nova história pelo clube que o revelou. Apresentado como novo reforço nesta terça-feira, o jogador de 30 anos celebrou a chance de retornar à Toca da Raposa e se mostrou preparado para suportar a pressão vivida pela equipe celeste em virtude da campanha fraca no Campeonato Brasileiro.

“Estive ligado ao Cruzeiro por seis anos, foi marcante em minha vida, foi o clube que me formou, formou meu caráter, minha base. A saída foi pela oportunidade de jogar na Europa, ir para o Braga (de Portugal). Sobre a pressão, estive aqui por seis, sete anos, sou grande conhecedor da casa. Entendo a torcida, mas é um projeto novo, treinador novo. Nem sempre você consegue colocar rapidamente em prática”, colocou o lateral, que assinou contrato por duas temporadas.

Apesar de ter sido formado na base do Cruzeiro, Edimar ainda se trata de um jogador desconhecido para grande parte da torcida. Indicado pelo técnico Paulo Bento, que acompanhou seu desempenho pelo Braga e Rio Ave, de Portugal, o lateral, porém valoriza a sua passagem pela Europa, onde também atuou pelo futebol italiano, romeno, grego e espanhol.

Edimar: “O Paulo Bento me conhece mais do que eu conheço ele” (Washington Alves/Light Press)

“O que eu ganhei jogando na Europa é algo diferente. Você vê em campo coisas diferentes. Tenho bagagem na questão tática muito grande. Acredito no meu potencial e que possa trazer muita coisa boa para o Cruzeiro na parte técnica, tática. Hoje sou um lateral mais equilibrado, por estar há oito anos na Europa, você aprende a defender e atacar. Você se torna um jogador mais equilibrado”, destacou o lateral, que enalteceu a importância da indicação de Paulo Bento, apesar de conhecer o treinador apenas “pelo nome”.

“Um dos grandes motivos que me levou ao futebol brasileiro foi a presença do Paulo no Cruzeiro. O aval foi dele. O futebol brasileiro tem uma mística muito diferente da europeia. O torcedor do clube quer jogador de nome, mas o que eu adquiri lá fora será de grande valia ao Cruzeiro. Não me sinto nem um pouco pressionado (por ter sido indicado). Sei que preciso trabalhar, e muito, para servir ao Cruzeiro da maneira que tem de ser. Em questão de relacionamento com Paulo, só o conheci por nome, por vê-lo trabalhando em Portugal. O Paulo me conhece mais do que eu conheço ele”, admitiu.

Edimar chega ao Cruzeiro para disputar posição com Bryan, até então única opção da comissão técnica para a lateral esquerda. Sem clube desde o começo de junho, quando optou por não renovar com o Rio Ave, o novo reforço celeste, porém, ainda precisará aprimorar a forma física para estar à disposição da comissão técnica.

Confira a ficha técnica de Edimar:

Nome completo: Edimar Curitiba Fraga
Posição: lateral-esquerdo
Data de nascimento: 21/05/1986 (30 anos)
Altura: 1,80m
Peso:73 kg
Clubes: Cruzeiro (2001 a 2005), Guarani-MG (2006), Tupi (2007), Ipatinga (2008), Braga-POR (2008/2009), CFR Cluj-ROM (2009/2011), Xanthi-GRE (2011/2012), Chievo-ITA (2014/2015), Rio Ave-POR (2012/2013, 2013/2014 e 2015/2016) e Córdoba-ESP (2014/2015)
Títulos: Campeonato Romeno (2009/2010 e 2011/2012), Taça da Romênia (2010) e Supertaça da Romênia (2010)

Exit mobile version