Gazeta Esportiva

Para não repetir marca de 2023, Corinthians precisará superar “Renato dependência” nas quartas

(Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

O Corinthians soma apenas duas derrotas em 12 jogos disputados no Campeonato Paulista de 2023, uma para o Red Bull Bragantino, na primeira rodada, e outra para o São Bernardo, na sétima. Coincidentemente ou não, dois jogadores titulares não estiveram à disposição nesses dois compromissos.

O primeiro deles é Renato Augusto, que não deve atuar nas quartas de final do Estadual, no domingo, contra o Ituano, às 16h (de Brasília). O meia teve um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito diagnosticado nesta segunda-feira.

Renato não esteve em campo contra o Massa Bruta para seguir um cronograma especial de retorno após a pré-temporada e, contra o Bernô, ele foi poupado, assim como outros jogadores, como Fábio Santos e Gil.

Na primeira ocasião, o meio-campo foi formado por Fausto, Maycon, Du Queiroz e Giuliano, com Júnior Moraes fazendo dupla com Róger Guedes, enquanto, na segunda, a escolha foi por Roni, Du Queiroz e Giuliano, com Adson e Romero à frente, junto com o camisa 10.

No entanto, sem a presença de Renato Augusto nessas duas ocasiões, o que se viu foi uma dificuldade maior de “pensar” o jogo, na criação de jogadas e alternativas, por exemplo as bolas invertidas do lado esquerdo para o direito, para Fagner, que conseguiu assistência e assistência para finalização dessa maneira neste ano. Assim, um dos motivos para a derrota certamente foi sua ausência.

No entanto, o técnico Fernando Lázaro não acredita que o time tenha uma dependência de Renato Augusto, ainda que nenhum outro jogador no elenco consiga alcançar seu nível técnico na função.

“Os dois jogos (derrotas) também foram sem o Yuri, que ajuda demais e tem sido muito importante em diversos aspectos. O time criou bastante, e o Renato potencializa, é um jogador criativo e pensa bem o jogo. Há outros mecanismos que potencializam o Renato, como o Adson, que participa do processo de construção e vai criando uma dinâmica”, disse o treinador após a vitória sobre o Mirassol.

E aí vamos para o outro jogador que não esteve presente nas duas derrotas do ano: Yuri Alberto. Ele não atuou por conta de um problema no tornozelo, advindo da pré-temporada. Entre uma ausência e outra, ele marcou um gol e deu duas assistências.

Depois, voltou a aparecer em participação direta a gol contra o Mirassol (décima rodada), com uma assistência, fez um gol contra o Santos e, por fim, marcou duas vezes na vitória sobre o Santo André, no último domingo. Júnior Moraes e Romero foram os escolhidos nas suas ausências, nas duas derrotas do Timão no ano.

Ao contrário de Renato, porém, o camisa 9 deve estar à disposição sem maiores problemas para o jogo único das quartas de final contra o Ituano. Resta saber quem será o escolhido no meio de campo.

Exit mobile version