Gazeta Esportiva

Do centenário até hoje: Corinthians festeja 110 anos reestruturado e com títulos

(Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Nesta terça-feira, o Corinthians completa 110 anos de sua fundação. Dez anos depois da temporada do centenário, o Timão comemora o aniversário mais estruturado, com a galeria de troféus mais cheia e com objetivos cumpridos ao longo da última década.

Depois de voltar à primeira divisão em 2008 e vencer a Copa do Brasil e o Paulistão em 2009, o clube alvinegro começou 2010 cheio de expectativas. Com contratações de peso, como Roberto Carlos, Iarley, Tcheco e Danilo, o objetivo era claro: a conquista inédita da Copa Libertadores.

No entanto, o Flamengo, liderado por Vágner Love e Adriano Imperador, apareceu no caminho do Corinthians e interrompeu o sonho nas oitavas de final do torneio sul-americano. No Campeonato Brasileiro, o Timão brigou até o final, mas terminou na terceira colocação.

Fora de campo, porém, os alvinegros deram passos importantes com a inauguração do CT Joaquim Grava e o anúncio da construção de um novo estádio, que viria a sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.

Já com Tite no comando, o início de 2011 foi complicado: derrota na final do Paulistão, para o Santos, e eliminação vexatória na fase preliminar da Libertadores, contra o Tolima-COL. Contudo, Andrés Sanchez bancou o treinador e o título do Brasileirão veio no final do ano.

Em 2012, o clube do Parque São Jorge chegou ao auge. O tão esperado troféu da Copa Libertadores foi conquistado de forma especial, em campanha invicta e contra o poderoso Boca Juniors na final. Em dezembro, a cereja do bolo veio com a vitória sobre o Chelsea no Mundial de Clubes.

No ano seguinte, os títulos do Campeonato Paulista e da Recopa Sul-Americana coroaram a passagem vitoriosa de Tite, que deixou o clube ao final da temporada. Mano Menezes, seu substituto, não conseguiu repetir o sucesso de 2009 e terminou 2014 sem títulos.

Apesar da frustração dentro dos gramados, o torcedor corintiano teve uma grande alegria: a Arena de Itaquera enfim foi inaugurada no mês de maio, pouco antes do início da Copa do Mundo. Depois de anos de espera, o Timão finalmente tinha um estádio próprio.

O retorno de Tite em 2015 também marcou a volta das taças. Com um time seguro atrás e letal na frente, com destaque para os meias Jadson e Renato Augusto, o Corinthians foi hexacampeão brasileiro. No dia da entrega do troféu e das medalhas, inclusive, a equipe alvinegra entrou com um time misto e goleou o rival São Paulo por 6 a 1.

Depois de mais uma temporada em branco em 2016, ano em que Tite deixou o clube novamente, dessa vez para assumir a Seleção Brasileira, todos os anos seguintes tiveram pelo menos um título. Além do heptacampeonato brasileiro em 2017, o Timão venceu o Paulistão três vezes consecutivas, em 2017, 2018 e 2019.

Agora, o Corinthians busca alcançar novos objetivos enquanto comemora seus 110 anos. Vice-campeão estadual e mais uma vez eliminado na fase preliminar da Libertadores, o time de Tiago Nunes tenta engrenar no Campeonato Brasileiro. Enquanto isso, os torcedores comemoram mais um grande anúncio fora dos gramados com os naming rights da Arena. Em breve, o CT das categorias de base também deve ser inaugurado.

Exit mobile version