Gazeta Esportiva

“Argentinos perde seu melhor jogador”: quem é Fausto Vera, provável reforço do Corinthians

(Foto: Divulgação/ Argentinos Juniors)

O meio-campista Fausto Vera está prestes a assinar um vínculo oficial com o Corinthians. Na última sexta-feira, um acordo verbal entre as partes por 70% dos direitos econômicos do jogador foi fechado, e o anúncio é iminente.

Os valores não foram confirmados oficialmente, mas a Gazeta Esportiva apurou que seria algo em torno dos 4,5 milhões de dólares (cerca de R$ 25 milhões), mais 1,5 milhão de bônus por cumprimento de metas, podendo chegar, portanto, a 6 milhões de dólares (R$ 33 milhões).

Mas quem é Fausto Vera, afinal?

Vera tem 22 anos e foi revelado pelo próprio Argentinos Juniors, clube com o qual o Corinthians está negociando. Em 2022, soma 27 jogos, quatro gols e três assistências e é o capitão da equipe, mostrando que, mesmo com pouca idade, tem a liderança como característica.

Na seleção sub-23 da Argentina, participou de oito jogos e fez um gol. Antes, passou também pela seleção sub-20 e pela olímpica, em 2021.

A reportagem conversou com dois profissionais: o jornalista Ale Giordano, da ESPN argentina, e com o jornalista e analista de desempenho Pedro Ferri para saber mais sobre a possível nova contratação do Corinthians.

Fausto Vera é um volante central clássico, com muita saída de bola, com pé muito bom, dá passe curto e longo, com visão de jogo e o que se somou a isso, nos últimos meses, foram os gols, com Gabriel Milito como treinador. É o capitão da equipe no Campeonato Argentino, que está liderando neste momento”, iniciou Ale Giordano.

“É um jogador muito completo, quanto ao passe e à visão, é o ‘box-to-box’, como se diz na Europa, e está em seu melhor momento. A verdade é que o Argentinos Juniors perde seu melhor jogador. Ele esteve muito tempo na seleção olímpica argentina e merecia essa oportunidade. É um grande meio-campista, um dos melhores da liga profissional argentina. Os cinco grandes do futebol argentino o quiseram“, complementou.

Segundo o jornalista, Fausto Vera teve ofertas da Europa, da Itália e da Rússia em um primeiro momento, que não chegaram a se materializar, e, depois, da Bélgica e do Corinthians.

Características do jogador

Já Pedro Ferri apresentou as principais características do meio-campista: finalização de média-longa distância, infiltrações, poderio aéreo na área e capacidade defensiva.

“Uma das principais características de Fausto Vera é a finalização de média-longa distância. Para se ter uma ideia, quatro dos 12 gols que anotou ao longo da carreira foram a partir de arremates de fora da área, mas é importante ressaltar: ele precisa adquirir mais critério nesse aspecto. Vítor Pereira e seu estafe poderão ajudá-lo nesse sentido”, disse o profissional.

“Uma outra característica marcante no jogo do argentino são as infiltrações. Vera é o famoso ‘elemento surpresa’. Aparecendo desde trás, o meio-campista não somente compreende como também ataca os espaços. Sua altura (1,79 cm) e sua potência física o auxiliam nesse sentido”, complementou.

Ferri também trouxe outro ponto interessante em relação à altura do jogador: a ameaça aérea. “Ele anotou três gols ao longa da carreira pelo alto. Mais do que os números, era interessante observar como situações de escanteios e faltas laterais eram construídas a fim de explorar essa virtude de Fausto no Argentinos Juniors”.

Por fim, sem a bola, o argentino “se entrega ao extremo em prol da equipe, competindo por cada bola”, além de utilizar também a altura para vencer duelos aéreos e, pela potência física apresentada, também ganha duelos no chão. Ele apresenta também “um significativo volume de desarmes, interceptações e bolas recuperadas por jogo”.

Como pode se encaixar no Corinthians

Fausto Vera pode atuar tanto como primeiro quanto como segundo homem no meio-campo, já que, em ambas as posições, tem qualidade. O rodízio de Vítor Pereira também pode fazê-lo ter muitos minutos na temporada.

“Tendo em vista o 4:3:3 de Vitor Pereira, bem como o contexto atual do plantel do Corinthians, acredito que, incialmente, Vera será utilizado como “8”, mais à frente”, falou Ferri.

No entanto, o jornalista ressalta uma questão importante: a adaptação. Esta será a primeira experiência do jogador de apenas 22 anos fora da Argentina. Caso realmente seja o novo reforço do Timão para a temporada, o paraguaio Balbuena e o colombiano Cantillo podem ser muito importantes neste ponto.

Veja abaixo números* de Fausto Vera na atual temporada:

27 jogos disputados (todos como titular)
2.645 minutos
5 gols
4 assistências
6 cartões amarelos
42 finalizações
13 finalizações no alvo
1.470 passes (86% de precisão)
3 pênaltis cobrados e 2 convertidos
14 passes decisivos
7 cruzamentos
153 perdas de bola
177 recuperações de bola (33 no campo adversário)
83 dribles
152 interceptações
95 faltas

*Números do InStat.

Exit mobile version