Gazeta Esportiva

Sistema defensivo do Botafogo dá resposta e ajuda na retomada do time

Foto: Divulgação/Vítor Silva

O Botafogo não levou gol pelo segundo jogo seguido nesta Série B. O questionado sistema defensivo começa a dar a resposta e ser importante na retomada do clube carioca na competição.

O Fogão venceu o CSA por 2 a 0, na terça-feira, e já havia superado o Confiança pelo placar mínimo, no último sábado. De cara, sob o comando do técnico Enderson Moreira, o Botafogo repete a melhor marca que teve neste Brasileirão Série B.

Foi justamente no início do torneio, na melhor fase do Botafogo, que o time emplacou dois jogos seguidos sem levar gol – bateu o Coritiba por 2 a 0 e o Remo por 3 a 0. Com Marcelo Chamusca, a equipe largou com duas vitórias e dois empates nas quatro primeiras partidas da Série B, mas depois perdeu fôlego.

O sistema defensivo, então, passou a ser um problema. Depois de ganhar do Remo, o Fogão só conseguiu não levar gol no triunfo sobre o Vitória, pela oitava rodada.

Contra o Confiança, o Botafogo interrompeu uma série de cinco jogos sofrendo gol. Neste intervalo, o Fogão levou dez. Ou seja, teve média de dois tentos sofridos por partida.

Mesmo com pouco tempo de trabalho – Enderson assumiu o Botafogo na última semana –, o clube carioca dá um sinal de que estancou a sangria.

“O primeiro passo no futebol é não levar gol. Claro que a gente tenta organizar atrás, com um time compacto, com todos se ajudando desde lá da frente. Tem sido mais com vídeos, porque são muitos jogos, um em cima do outro. Futebol é confiança. Quando o jogador acredita que pode fazer, dá certo”, analisou o auxiliar técnico Luís Fernando Flores.

“Estamos felizes. Não levar gol é importantíssimo. Vamos seguir o trabalho para cada jogo a gente mostrar crescimento”, completou.

Agora, o sistema defensivo do Botafogo será testado contra o Vasco. O Fogão encara o rival no sábado, às 21h00 (de Brasília), pela 15ª rodada da Série B.

Exit mobile version