Gazeta Esportiva

Morre Adalberto, ex-goleiro e eterno ídolo do Botafogo

(Foto: Divulgação/Botafogo)

Adalberto compareceu ao jogo de despedida do goleiro Jefferson (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)

Neste sábado, o ex-goleiro e ídolo do Botafogo, Adalberto Leite faleceu, aos 87 anos, no Rio de Janeiro. Considerado um dos melhores da posição na história do clube, o ex-jogador iria completar mais um ano de vida no dia 23 de abril. O sepultamento irá ocorrer neste domingo, dia 7, no Cemitério da Cacuia, às 16h (de Brasília).

“O Clube, de luto, manifesta toda a sua solidariedade aos familiares, torcedores alvinegros e amigos do ídolo Adalberto neste momento de dor”, anunciou o Botafogo, em seu site oficial.

Eternizado no “Muro dos Ídolos”, em General Severiano, Adalberto, contemplado com o título de Sócio Emérito, se manteve conectado ao Botafogo e ativo até os últimos momentos de vida. O ídolo participou da despedida do goleiro Jefferson dos gramados, no Estádio Nilton Santos, na última temporada.

Apesar de ter sido formado nas categorias de base do Fluminense e se profissionalizado no próprio clube das Laranjeiras, Adalberto cravou seu nome da história com a camisa do Fogão. Ao lado de grandes nomes como Garrincha, Nilton Santos, Didi e Quarentinha, além do técnico João Saldanha no banco de reservas, o goleiro foi titular durante toda trajetória do histórico título do Campeonato Carioca de 1957.

Pelo clube da Estrela Solitária, o ex-goleiro disputou 81 partidas e sofreu 79 gols, de 1957 a 1962. Além do Estadual de 57, esteve presente em importantes títulos internacionais, como o Quadrangular de Bogotá, em 61, o Triangular da Costa Rica, no mesmo ano, e o Pentagonal do México, em 62. Adalberto também teve uma passagem pelo Santos em 1956.

Exit mobile version