Gazeta Esportiva

Vanderlei Cordeiro de Lima é anunciado primeiro Embaixador da Lei de Incentivo ao Esporte

Vanderlei em evento em Brasília (Foto: Francisco Medeiros/ME)
Vanderlei em evento em Brasília (Foto: Francisco Medeiros/ME)

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima foi anunciado nesta quarta-feira como o primeiro Embaixador da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE).

Uma das lendas do esporte brasileiro, Vanderlei é o único sul-americano a receber a Medalha Pierre de Coubertin, entregue aos esportistas que demonstraram comprometimento com o esporte e o humanitarismo. O paranaense conquistou a medalha de bronze nos Jogos de Atenas após ser segurado por um torcedor, enquanto estava na primeira colocação da competição.

Em evento no Ministério do Esporte, em Brasília, Vanderlei comentou sobre a honraria: “Na verdade, eu já me sentia um embaixador da lei, porque a gente acaba difundindo a importância dela no cenário esportivo nacional. Mas ser agraciado como embaixador hoje é um reconhecimento. É uma grande missão e acho que é um compromisso, não só meu, mas de todo esportista que têm trabalho de desenvolvimento junto ao esporte brasileiro”, afirmou, em entrevista coletiva.

Momento histórico onde Vanderlei Cordeiro de Lima foi seguro (Foto: AFP)

Além da icônica medalha de bronze, o ex-maratonista de 46 anos possui uma coleção extensa de prêmios e títulos, com destaque para duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos, em Winnipeg, em 1999, e Santos Domingo, em 2003.

Após se aposentar, o ex-atleta criou o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima, que ajuda crianças de 6 a 17 anos na pratica do atletismo. Para fundar o Instituto, Vanderlei contou com a Lei de Incentivo ao Esporte.

“É um compromisso fazer com que o esporte brasileiro possa crescer cada vez mais e aproveitar todas essas oportunidades que a Lei de Incentivo está nos proporcionando para fazer com que ela possa crescer cada vez mais, ser difundida e ser conhecida para que esses recursos possam chegar aonde há essa grande necessidade, principalmente, no meu ponto de vista, na base”, disse Vanderlei.

Exit mobile version