Gazeta Esportiva

Martine Grael e Kahena Kunze conquistam medalha de ouro na vela

Brazil's Martine Grael and Brazil's Kahena Kunze celebrate after winning the 49er FX Women medal race at Marina da Gloria during the Rio 2016 Olympic Games in Rio de Janeiro on August 18, 2016. / AFP PHOTO / WILLIAM WEST

A dupla brasileira terminou na primeira colocação da regata de medalha (Foto: WILLIAM WEST/AFP)

O Brasil conquistou mais uma medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira, a dupla brasileira Martine Grael e Kahena Kunze terminou a regata da medalha da vela 49er FX feminino na primeira colocação e garantiu a medalha de ouro.

As brasileiras brigaram pela liderança da regata durante todo o tempo, em uma disputa eletrizante. No meio da prova, a Nova Zelândia passou a liderar a regata, mas foi ultrapassada pela dupla italiana. Na reta final, Grael e Kunze voltaram a liderar a prova e de lá não saíram mais. Com o resultado, a Nova Zelândia, que ficou em segundo lugar, levou a prata. O bronze foi conquistado pelas dinamarquesas Jena Hansen e Katja Steen Salskov-Iversen.

As brasileiras começaram a prova na segunda posição da classificação geral. Com a vitória histórica na regata das medalhas, Grael e Kunze subiram para a liderança geral, ultrapassando as espanholas Berta Betanzos Moro e Tamara Echegoyen Dominguez.

Esta é a primeira vez na história que o Brasil conquista uma medalha de ouro com uma dupla feminina na vela. A única medalha que o país já havia vencido com uma dupla feminina havia sido em Pequim 2008, quando Fernanda Oliveira e Isabel Swan levaram o bronze na categoria 470.

Martine, de 25 anos, é filha do bicampeão olímpico Torben Grael. A lenda do iatismo brasileiro possui cinco medalhas olímpicas, sendo duas de ouro (Atlanta 1996 e Atenas 2004), uma prata (Los Angeles 1984) e dois bronzes (Seul 1988 e Sidney 2000). Seu tio, Lars Grael, também é medalhista olímpico, vencedor de dois bronzes (Seul 1988 e Atlanta 1996).

Kahena Kunze e Martine Grael já haviam conquistado a prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e o ouro no Mundial de 2014.

 

Exit mobile version