Gazeta Esportiva

Búlgaros recorrem a Tribunal Olímpico para escapar de punição por doping

Ivan Markov foi um dos búlgaros banidos do Campeonato Europeu por doping (Foto: AFP)
Ivan Markov foi um dos búlgaros banidos do Campeonato Europeu por doping (Foto: AFP)

A Federação Búlgara de Halterofilismo (BWF) recorreu ao Tribunal Olímpico nesta terça-feira para não ter seus atletas excluídos dos Jogos Olímpicos de 2016 pelos recorrentes casos de doping, como determinado pela Federação Internacional de Halterofilismo.

Em novembro deste ano, a entidade foi multada em mais de R$ 1,8 milhões e teve proibida a participação de atletas búlgaros na Olimpíada Do Rio de Janeiro, além dos Jogos Mundiais da Juventude de 2018, em Buenos Aires, na Argentina.

O pedido da Bulgária ao Tribunal Olímpico (TAS), em reunião em Lausanne, na Suécia, foi pelo fim das punições que o país vem sofrendo no halterofilismo por ter violado as normas antidoping.

O episódio teve início em março, quando onze atletas tiveram seus exames apontando positivo no doping. A consequência foi a exclusão dos mesmos do Campeonato Europeu da categoria, realizado no mês de abril.

Em 2008, a dois meses da realização dos Jogos Olímpicos em Pequim, a federação viveu situação semelhante, precisando retirar parte da equipe em função de casos de doping. O TAS informou que divulgará sua decisão sobre o pedido dos búlgaros nas próximas semanas.

Exit mobile version