Gazeta Esportiva

Wada confirma doping de 99 atletas por uso de Meldonium em 2016

Este foi o primeiro caso de doping na carreira de Sharapova (Foto: Kevork Djansezian/AFP)
Este foi o primeiro caso de doping na carreira de Sharapova (Foto: Kevork Djansezian/AFP)

Após a tenista Maria Sharapova ter sido pega no exame de doping devido à utilização de Meldonium, a Agência Mundial Antidoping (Wada) divulgou, nesta sexta-feira, um dado alarmante. Desde o início de 2016, 99 atletas foram testados positivamente pelo uso da mesma substância.

Leia mais:

A informação foi divulgada pelo porta-voz da Wada, Ben Nichols, que comunicou o número de atletas acusados, os quais foram notificados pelos órgãos correspondentes.

“Podemos confirmar que desde o dia 1º de janeiro de 2016, data na qual o Meldonium passou a ser proibido, registramos 99 casos positivos. Esses casos foram encontrados em diferentes laboratórios credenciados pela Wada, e relatados pelas federações nacionais esportivas ou agências nacionais antidoping”, declarou à AFP.

Até o momento, 16 casos de doping pela droga foram confirmados, sendo sete deles associados a atletas russos. O Meldonium pode ajudar no desempenho durante uma partida, além de acelerar a recuperação física dos atletas.

Na última segunda, Sharapova declarou que seu exame de doping acusou a presença do Meldonium. A tenista ressaltou que usava o medicamento há anos e não tomou conhecimento quando este foi proibido. A suspensão da russa entre em vigor neste sábado e sua punição ainda não foi divulgada.

Exit mobile version