Gazeta Esportiva

Duplas brasileiras do vôlei de praia analisam adversários da fase de grupos

O Pan-Americano de Lima, no Peru, começa nesta sexta-feira oficialmente, mas as duplas brasileiras de vôlei de praia já entram em quadra nesta quarta-feira, pela fase de grupos do torneio. O Brasil é o país com mais medalhas nesta modalidade no Pan, com cinco de ouro, três de prata e três de bronze.

Oscar e Thiago estreiam contra dupla da Costa Rica nesta quarta-feira, às 13h30 (de Brasília), pelo grupo C e o time brasileiro também terá pela frente duplas do Uruguai e de Cuba na fase de grupos. Já no naipe feminino, Carolina Horta e Ângela fazem a estreia contra dupla das Ilhas Virgens, nesta quarta-feira, às 14h20 (de Brasília), e depois enfrentam times do Chile e México pelo grupo C.

(Foto: Wander Roberto/COB)

Oscar comentou os desafios da primeira fase. “Costa Rica é uma dupla que temos poucas informações, não possuem uma dupla que dispute o Circuito Mundial, teremos pouco material para analisar. É importante entrarmos impondo nosso ritmo. A dupla uruguaia é conhecida, já enfrentei Cairus/Vieyto algumas vezes. Temos uma estratégia definida, mas sempre é um jogo complicado, estão jogando bem as etapas, com ritmo do Circuito Mundial, temos que ter cuidado”, iniciou.

Ele ainda falou de Cuba. “É um time que joga muito com o vigor físico, atletas que utilizam ataques potentes, então a estratégia é voltada para o bloqueio, para bom posicionamento. Essa primeira fase é muito importante, quem sai em primeiro lugar já passa para as quartas de final, esse é nosso objetivo, se adaptar e jogar bem, deixar nosso melhor dentro de quadra”, completou.

Já no feminino, foi Carolina Horta quem comentou a expectativa pela estreia na competição. “Acima de tudo, acredito que temos que fazer nossa parte bem, focadas, que os jogos fluirão, independente dos adversários. O time das Ilhas Virgens praticamente não joga torneios internacionais, vamos conhecer praticamente na hora do jogo. As mexicanas disputaram o Campeonato Mundial, temos imagens, já estudamos, vamos assistir mais vídeos. Já as chilenas são adversárias muito frequentes no Circuito Sul-Americano, é o time que mais conhecemos, o mesmo time que enfrentei em 2015 no Pan de Toronto. Estamos bem adaptadas e muito motivadas para esta disputa”, disse.

O formato de disputa do vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos 2019 acontece da seguinte maneira: as 16 duplas de cada gênero serão divididas em quatro grupos de quatro. O primeiro colocado de cada chave avança direto às quartas de final. Segundos e terceiros disputam uma rodada eliminatória extra, de oitavas de final. Na sequência ocorrem as semifinais e posteriormente as disputas pelas medalhas de bronze e ouro.

A cearense Carolina Horta é a única das convocadas com experiência em Jogos Pan-Americanos. Ela disputou a edição de Toronto (Canadá), em 2015, ao lado de Lili, quando conquistou a medalha de bronze. No naipe masculino, tanto Oscar quanto Thiago disputarão o torneio pela primeira vez, apesar de já terem representado o Brasil em diversas etapas de Circuito Sul-Americano, sendo ambos campeões do torneio.

O Brasil é o país com mais medalhas na história dos Jogos Pan-Americanos desde a inserção da modalidade no programa esportivo, em 1999. Somando os gêneros masculino e feminino, são cinco medalhas de ouro, três de prata e três de bronze. Cuba aparece na segunda posição, com seis medalhas conquistadas no total.

Jogos Pan-Americanos – Vôlei de Praia Masculino
24.07 – Brasil x Costa Rica – 13h30
25.07 – Brasil x Uruguai – 11h50
26.07 – Brasil x Cuba – 15h

Jogos Pan-Americanos – Vôlei de Praia Feminino
24.07 – Brasil x Ilhas Virgens – 14h20
25.07 – Brasil x Chile – 16h
26.07 – Brasil x México – 13h20
*Horários de Brasília

Exit mobile version