Gazeta Esportiva

Rússia projeta reforma para atletas ‘limpos’ estarem nas Olimpíadas

A suspensão da Rússia de todas as competições de atletismo tem gerado polêmica. Após as acusações de que a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) teria agido sob pressão, o presidente do Comitê Olímpico do país, Alexander Zhukov, se reuniu com o mandatário do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, para tentar liberar a participação de atletas “limpos” nos Jogos de 2016.

Zhukov se comprometeu a seguir as regras da Agência Mundial de Antidoping (Wada) relacionadas tanto à federação russa quanto ao laboratório antidoping de Moscou. Segundo o dirigente, todos os envolvidos no escândalo devem assumir a culpa e serem punidos de acordo com as normas internacionais, ao passo que os atletas “inocentes” devem ser protegidos. Além disso, ele se comprometeu a separar o sistema antidoping de organizações e federações esportivas.

Alexander Zhukov prometeu medidas para evitar o doping na Rússia (Foto: Marty Melville/AFP)

Após a reunião, Bach se mostrou satisfeito. “Aprecio a atitude aberta do Comitê Olímpico Russo e seu desejo de começar a limpeza do sistema. Espero que isso abra a porta das Olimpíadas para os atletas russos que não estão envolvidos com doping”. Zhukov, por sua vez, reiterou o esforço. “Estamos determinados para que os atletas russos ‘limpos’ possam estar no Rio de Janeiro”.

Para que se certifique que a mudança esteja sendo feita de forma adequada, o norueguês especialista em doping Chair Rune Andersen, junto a outros três membros do Conselho da IAAF, ficarão encarregados de verificar o processo.

Exit mobile version