Gazeta Esportiva

Governador de Tóquio renuncia após escândalo com verbas públicas

 Yoichi Masuzoe renunciou ao cargo de governador de Tóquio nesta quarta-feira (Foto: KAZUHIRO NOGI/AFP)
Yoichi Masuzoe renunciou ao cargo de governador de Tóquio nesta quarta-feira (Foto: KAZUHIRO NOGI/AFP)

O governador te Tóquio, Yoichi Masuzoe, renunciou ao cargo nesta quarta-feira após escândalos revelados envolvendo o seu nome. O político é acusado de utilizar dinheiro público para financiar viagens de família, hospedagem em hotéis luxuosos e compras de obras de arte. A decisão tem grande impacto nos Jogos Olímpico, já que a capital japonesa será especialmente representada no Rio 2016 por ser a próxima sede do evento.

Masuzoe é o segundo governador de Tóquio a renunciar ao cargo desde que a cidade ganhou o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2020. Seu predecessor também esteve envolvido em escândalos fiscais. Apesar do momento conturbado que a política local vive, oficiais do governo declararam que o fato não irá afetar na organização das Olimpíadas no Japão.

Yoichi Masuzoe, de 67 anos, se elegeu aa governador de Tóquio em 2014 e venceu as eleições sem se filiar a algum partido, ainda que tenha recebido inicialmente o apoio do Partido Liberal-Democrata. Poliglota, ele também é cientista político e já foi comentarista na televisão japonesa.

“Não tenho nenhum sentimento além de arrependimento e sou o único culpado por tudo isso”, disse Masuzoe horas antes de um voto de censura na Assembleia local. Na última segunda-feira ele havia tentado adiar a definição sobre seu futuro, afirmando que não seria de bom tom uma nova eleição na época dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Tóquio enfrenta uma série de problemas desde que venceu a concorrência para sediar os Jogos Olímpicos de 2020. Além dos escândalos de políticos locais, o projeto do Estádio Olímpico teve de ser refeito por conta dos altos custos de sua construção e o primeiro logotipo do evento também teve de ser reformulado após acusações de plágio.

Exit mobile version