Gazeta Esportiva

Fiba suspende proibição e Rússia disputará vaga para o Rio 2016

Uma boa notícia para a Rússia. O corpo dirigente da Federação Internacional de Basquetebol (Fiba) suspendeu a proibição das seleções deste país – adultas e juvenis – de disputarem competições de cunho internacional e oficial, segundo notícias da imprensa local nesta segunda-feira.

No mês passado, a Fiba barrou as equipes nacionais da Rússia de todas as competições por conta de uma disputa entre o atual mandatário da Federação Russa de Basquetebol (FRB) e seu ex-presidente. De acordo com o órgão máximo da modalidade, o entrevero estava impedindo a entidade russa de “manter o controle total” sobre o esporte.

O vice-ministro de esportes da Rússia, Pavel Kolobkov, afirmou que a entidade internacional anulou a proibição das seleções participarem de campeonatos, porém manteve sanções à FRB.

“As equipes do país têm a permissão para jogarem em todas as competições organizadas pela Fiba. Mas a proibição de dirigentes da FRB continua em vigor”, disse Kolobkov à agência de notícias R-Sport.

Posto isso, o veredito da Fiba dá à seleção masculina da Rússia o direito de disputar o pré-olímpico europeu em setembro, torneio que garante vaga nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Em Londres 2012, a Rússia bateu a Argentina e terminou com a medalha de bronze (Foto: AFP)

Em uma tentativa de acabar de vez com as punições, Vitaly Mutko, ministro de esportes da Rússia, prometeu resolver a situação em breve com novas eleições as quais apaziguariam o clima dentro da FRB.

“Em 25 de agosto, vamos realizar uma conferência na FRB e as eleições do novo chefe do corpo dirigente e do conselho executivo. Estamos trabalhando para atender as exigências da Fiba. Depois disso, vamos pedir à Fiba para suspender as suas sanções à federação de basquete do país”, disse o ministro russo.

Exit mobile version