Gazeta Esportiva

Relatório da Wada pode deixar atletismo da Rússia fora do Rio 2016

O atletismo da Rússia pode ficar de fora das Olimpíadas do Rio de Janeiro. A comissão especial criada pela Agência Internacional Antidoping (Wada) publicou nesta segunda-feira um relatório em que acusa as autoridades russas de terem participação na omissão de casos de doping. Diante das acusações, a entidade pede à Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) o banimento do país na próxima edição da maior competição do planeta.

O presidente da comissão, Richard Pound, aponta que houve “interferência e intimidação direta” do governo local no sistema de encobrimento de dopagem divulgado pelo canal alemão ARD, no qual amostras positivas de urina seriam destruídas após o pagamento de propina. Segundo o documentário divulgado no meio do ano, 99% dos esportistas russos estariam envolvidos no esquema.

Os documentos, anexos à recomendação de banir a Federação Russa de Atletismo (Araf) dos Jogos de 2016 e de suspender permanentemente alguns atletas, como a campeã olímpica Mariya Savinova, serão encaminhados para a entidade máxima do atletismo mundial. O presidente da IAAF, Sebastian Coe, reconheceu a urgência da situação e deve convocar uma reunião nos próximos dias.

“As informações no relatório são alarmantes. Precisamos de tempo para digerir e compreender adequadamente os resultados detalhados. Contudo, pedi ao conselho para iniciar o processo de considerar as questões contra a Araf de maneira urgente”, afirmou o dirigente.

Após o estouro do escândalo, a Wada instaurou um inquérito internacional para averiguar a fundo a raiz das acusações. As informações levantadas pela comissão e pelas autoridades podem levar os atletas e federações envolvidas a responder por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Coe demonstrou sua insatisfação e garantiu que fará o possível para punir os flagrados, a fim de limpar a imagem do atletismo no cenário mundial.

“Essas acusações de extorsão e chantagem surpreenderam a todos, e a grande maioria do mundo do esporte deve sentir exatamente a mesma coisa que eu: choque, raiva e tristeza. Nossos atletas, parceiros e fãs têm minha garantia de que, quando houver falhas em nosso governo ou os nossos programas antidoping, vamos corrigi-los. Faremos o que for preciso para proteger os atletas limpos e reconstruir a confiança na modalidade. Vamos continuar oferecendo às autoridades policiais nossa total cooperação em sua investigação em curso”, concluiu.

Presidente da IAAF garantiu que vai punir todos os flagrados pelo esquema de acobertamento de doping (foto: AFP)
Exit mobile version