Gazeta Esportiva

Bolt faz história e é o primeiro tricampeão olímpico dos 100m

Jamaica's Usain Bolt celebrates after he won the Men's 100m Final during the athletics event at the Rio 2016 Olympic Games at the Olympic Stadium in Rio de Janeiro on August 14, 2016. / AFP PHOTO / Johannes EISELE

O jamaicano Usain Bolt superou as lesões, os recentes resultados abaixo da sua média e alcançou uma façanha no Engenhão na noite deste domingo. O velocista completou os 100m rasos dos Jogos do Rio de Janeiro em 9s81 e conquistou um inédito tricampeonato olímpico da prova mais nobre do atletismo. A prata ficou com o norte-americano Justin Gatlin (9s89) e o bronze, com o canadense Andre De Grasse (9s91).

Às vésperas de completar 30 anos (fará aniversário no domingo que vem), Bolt deixou definitivamente para trás o norte-americano Carl Lewis, bicampeão dos 100m, com títulos em Los Angeles 1984 e em Seul 1988 (quando herdou a medalha de ouro do canadense Ben Johnson, pego em exame antidoping).

Para fazer história, Bolt repetiu todo o seu ritual antes de acelerar na pista do Engenhão. Foi ovacionado pelo público ao entrar em cena, distribuiu piscadas e pediu silêncio para a largada, levando o dedo indicador à boca. Gatlin, o principal rival do jamaicano, ouviu vaias dos torcedores, porém abriu um largo sorriso ao completar os 100m na segunda colocação.

Já Bolt, que (como de hábito) largou mal e recuperou-se no decorrer da prova, só não teve a tranquilidade usual para desacelerar e comemorar bem antes de consumar a sua vitória. Desta vez, ele só pôde vibrar a poucos passos da linha de chegada.

Leia mais: Bolt guarda as sapatilhas do tri e vibra com apoio brasileiro

O tempo alcançado no Rio de Janeiro foi o melhor de Usain Bolt na temporada – superando o que ele fez pouco antes, nas semifinais da prova, 9s86. Andre de Grasse obteve a sua melhor marca da carreira, enquanto o quarto colocado Yohan Blake também teve a sua mais destacada performance nos 100m no ano (9s93).

Bolt já possuía outras seis medalhas em Jogos Olímpicos, todas de ouro, metade conquistada em Pequim 2008 e o restante em Londres 2012. O jamaicano ainda contabiliza 11 títulos mundiais no currículo.

No Rio de Janeiro, Bolt poderá ganhar ainda outras duas medalhas. Ele estará em ação nos 200m rasos e no revezamento 4x100m.

Confira a classificação final dos 100m rasos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro:

1. Usain Bolt (Jamaica) – 9s81 (melhor marca na temporada)
2. Justin Gatlin (Estados Unidos) – 9s89
3. Andre De Grasse (Canadá) – 9s91 (melhor marca na carreira)
4. Yohan Blake (Jamaica) – 9s93 (melhor marca na temporada)
5. Akani Simbine (África do Sul) – 9s94
6. Ben Youssef Meite (Costa do Marfim) – 9s96
7. Jimmy Vicaut (França) – 10s04
8. Trayvon Bromell (Estados Unidos) – 10s06

Exit mobile version