Gazeta Esportiva

Aeroporto do Rio poderá ser fechado para competições de Vela

A pouco menos de um ano dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a Força Aérea Brasileira anunciou que o Aeroporto Santos Dumont poderá ser fechado durante as competições de vela, que serão realizadas na Baía de Guanabara, vizinha da pista de pouso e decolagem das aeronaves.

“Esse tema ainda está sendo discutido, de um horário específico para que, quando a competição de vela acontecer, não haja esse problema. O Santos Dumont não ficará fechado o dia todo, mas por um período”, declarou o coronel André Ferreira Grandis.

A previsão é que, durante os dez dias de competição, o aeroporto permaneça fechado entre quatro e cinco horas por dia. Por questões geográficas, o fluxo de aeronaves poderia interferir nas provas de vela, que dependem, principalmente, do vento para que os atletas consigam ter um bom desempenho. Outros fatores como a poluição na Baía de Guanabara tem sido destaque nos noticiários internacionais, já que o local deveria ter melhores condições para receber as provas olímpicas.

Recentemente o coreano Wonwoo Cho foi internado após participar de um evento-teste de vela no mesmo local onde serão realizadas as provas na Olimpíada. O atleta teve quadro de desidratação, dores de cabeça e tontura após cair na água da Baía de Guanabara. Mesmo sem provas consistentes, tudo indica que a causa dos sintomas foi a má qualidade da água, que ainda não passou por processo de despoluição completo.

Aeroporto Santos Dumont deverá ser fechado para as competições de vela na Olimpíada (Foto: INFRAERO)
Exit mobile version