Gazeta Esportiva

Grêmio precisa ajustar sistema defensivo para disputa do segundo semestre

Após mais de 10 dias descansando, o elenco do Grêmio se reapresentou no dia 22 de Junho para os treinamentos.

O objetivo de Renato Gaúcho é resolver os problemas defensivos do time, que sofreu com as falhas no primeiro semestre. A equipe volta a jogar apenas no meio de julho, mas terá uma maratona de confrontos importantes, tanto pelo Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, como pela Libertadores. Confira a tabela detalhada com horários dos próximos jogos

Foram 11 gols sofridos nas nove primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, e um saldo de gol negativo. Um início ruim para uma defesa que foi responsável pelas glórias do clube em 2017. Renato Gaúcho teve dificuldades em fazer com que os três zagueiros do elenco se entendessem e viu Geromel, Kannemann e Michel com baixo rendimento. Um problema que pode ser resolvido com a chegada de David Braz, contratado durante a pausa.

Na Libertadores, o time conseguiu um rendimento melhor defensivamente, sofrendo apenas quatro gols no Grupo H. Porém, a classificação para as oitavas não veio facilmente. Após passar as três primeiras rodadas sem vencer, o Grêmio precisou engatar três vitórias consecutivas para terminar na segunda posição.

Foram 10 pontos em seis jogos e um confronto marcado contra o Libertad, que ficou em primeiro, para as oitavas.

Apesar das dificuldades, o Grêmio continua como um dos principais favoritos nos sites de apostas de futebol. No dia 22 de junho, o tricolor tinha 11,1% de chance de terminar a Libertadores com o título. Apenas o Palmeiras e o Cruzeiro surgiam com uma melhor cotação, principalmente pela campanha na fase de grupos. Flamengo, Internacional e Athlético Paranaense correm por fora nos confrontos.

Preparação na pausa

Os treinos no CT do Grêmio devem ser intensos durante a pausa, mesmo sem nenhum amistoso confirmado. Renato Gaúcho já afirmou que quer aumentar o aproveitamento da equipe defensivamente. Em 56% dos jogos que fez no Brasileirão, a equipe acabou sofrendo gols. A ideia é diminuir essa porcentagem até a metade, para ter um índice próximo ao que deu o título da Libertadores em 2017.

Porém, ao mesmo tempo, o elenco vai precisar trabalhar o setor ofensivo. Com Luan em má fase, e com uma possível transferência, a dependência por Everton aumentou ainda mais. A solução pode vir da base.

O jovem atacante Da Silva renovou contrato em junho e deve ganhar algumas chances como titular, já que André não tem agradado aos torcedores. Porém, isso deve fazer parte dos treinamentos e só saberemos melhor quando os jogos retornarem.

O Grêmio volta aos gramados no dia 10 de julho, pelo primeiro confronto diante do Bahia na Copa do Brasil. Três dias depois, a equipe recebe o Vasco pelo Campeonato Brasileiro e começa a maratona de sete jogos em menos de um mês. As partidas pela Copa Libertadores, contra o Libertad, vão acontecer entre os dias 26 de julho e 2 de agosto. Ou seja, será um retorno com muitas partidas importantes e pouco tempo para entrar no ritmo ideal. O segundo semestre gremista promete muitos momentos de emoção para todos os envolvidos.

Exit mobile version