Gazeta Esportiva

Valencia vence, mas gol salvador de Aduriz coloca Bilbao nas quartas da Liga Europa

Aduriz é o artilheiro da Liga Europa (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira, o Valencia recebeu o Athletic Bilbao no Mestalla pelas oitavas de final da Liga Europa e, tendo sido derrotado por 1 a 0 na primeira partida no San Mamés, os Morcegos desta vez triunfaram por 2 a 1. No entanto, o gol marcado fora de casa deu a classificação para os bascos.

Os gols da partida foram marcados por Santi Mina e pelo zagueiro brasileiro Aderlan Santos. Aduriz, artilheiro da Liga Europa com oito gols, fez o tento salvador dos visitantes. A bola na rede do espanhol, inclusive, foi a 31ª do centroavante de 35 anos na temporada.

O Valencia dominou praticamente toda a partida e conseguiu abrir vantagem logo aos 12 minutos. O placar foi ampliado aos 37, ainda na primeira etapa. Já o gol salvador do Bilbao, uma das poucas chances da equipe no jogo, veio aos 32 do segundo tempo.

Nas quartas de final, o Bilbao precisa aguardar o sorteio e os outros classificados para saber quem será seu adversário. A equipe pode enfrentar novamente um rival espanhol, já Villareal e Sevilla brigam para avançar na competição.

O JOGO

Athletic Bilbao foi dominado durante quase toda a partida contra o Valencia (Foto: AFP/JOSE JORDAN)

O Valencia começou bem a partida e, com dois minutos, já havia tido duas oportunidades de gol. Negredo cobrou falta e a bola assustou o goleiro Herrerin. Em seguida, o Bilbao respondeu com um bom chute de Aduriz, mas o goleiro Ryan fez boa defesa.

Aos 12, na segunda oportunidade, os donos da casa já abriram o placar. Negredo recebeu na entrada da área e chutou firme. O goleiro do Bilbao fez a defesa, mas no rebote, Santi Mina mandou para o fundo das redes.

O Valencia ampliou a vantagem aos 37 minutos, com um gol do zagueiro brasileiro Aderlan Santos. Após cobrança de escanteio pela direita, a bola sobrou para Gayá, que foi para a linha de fundo pelo lado oposto e cruzou para a área. O beque subiu mais que todo mundo e ampliou a vantagem.

Com 42 jogados, André Gomes teve a chance do terceiro. O português pegou rebote na área e chutou com muito perigo, mas a bola foi à esquerda do gol do Bilbao.

No segundo tempo, Gayá também teve a chance de deixar sua marca. O lateral espanhol recebeu cruzamento na área e bateu com perigo, mas a bola foi novamente para fora da meta.

O jogo já parecia perdido quando, aos 32 minutos, os bascos acharam o gol salvador. Raúl Garcia deu um lindo passe de calcanhar pelo alto dentro da área e Aduriz ajeitou e finalizou na saída do goleiro para diminuir o placar.
Ainda houve tempo para Gary Neville, treinador do Valencia, ser expulso de campo.

Veja o gol salvador de Aduriz:

Ainda houve tempo para o Valencia desperdiçar duas oportunidades de empate. Aos 42, após ótimo cruzamento, Negredo cabeceou para o meio e Paco Alcácer desviou para o gol, mas Herrerín fez uma linda defesa à queima-roupa. No rebote, Feghouli furou e perdeu a chance.

Por fim, nos acréscimos, o Valencia teve uma falta na meia-lua, de frente para o gol do Bilbao. Na cobrança, Dani Parejo bateu bem, colocado, mas a bola triscou a trave e saiu pela linha de fundo.

Exit mobile version