Gazeta Esportiva

Primeira Liga divulga lista de propostas para reforma da CBF

Sede da CBF, na Barra da Tijuca, sem o nome do ex-presidente José Maria Marin, preso em investigação internacional que apura casos de corrupção e fraudes na Fifa (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Dentre as propostas para mudança da CBF, está a venda do avião da entidade (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Após uma reunião realizada nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, os 15 clubes filiados à Primeira Liga divulgaram uma lista com 10 sugestões de medidas para uma reforma na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

As propostas vão desde uma mudança no sistema eleitoral para presidência e diretoria da entidade até a venda do avião da CBF, com o objetivo de destinar mais recursos para o desenvolvimento do futebol. A liga também sugeriu a contratação de uma empresa para fixar os salários dos dirigentes da entidade.

Confira, na integra, as 10 propostas sugeridas pela Primeira Liga para reforma da CBF:

1. Sistema eleitoral. Candidatos à presidente necessitariam do apoio de 5 entidades, entre clubes e federações, para inscrição no processo eleitoral.

2. Transparência. Contratação imediata de uma empresa de auditoria (big four) para análise de todos os negócios e contratos da CBF a fim de apurar as suspeitas de corrupção.

3. Proibição de cumulação de cargos. Impossibilidade de detentores de mandato eletivo e ocupantes de cargos na administração pública, federações e clubes de participarem da Presidência e Diretoria da CBF.

4. Apoio ao futebol. Venda imediata do avião da CBF e destinação dos recursos arrecadados a um fundo de desenvolvimento do futebol.

5. Política salarial. Proibição quanto a fixação do salário de presidente pelo próprio presidente, definição da remuneração por empresa independente e publicação de salário da presidência e diretoria.

6. Legalidade. Reconhecimento do direito dos clubes da série A e B de participarem da assembleia administrativa da CBF, segundo o disposto na Lei 13.155

7. Ética. Criação de um conselho de ética formando por pessoas independentes e reconhecidas nacionalmente por suas posturas profissionais, com ampla liberdade de investigação.

8. Liga. Reconhecimento do direito dos clubes criarem a liga nacional para a gestão das duas principais séries do futebol brasileiro a partir de 2017.

9. Gestão. Definição de critérios rigorosos de ética na análise da elegibilidade de concorrentes a cargos eletivos e da admissibilidade no provimento dos cargos executivos e técnicos.

10. Compras e patrocínios. Adoção de manual de procedimentos para a compra de produtos ou serviços, bem como para a negociação de patrocínios, que estimulem a competição e a transparência

Exit mobile version