Gazeta Esportiva

Dezenove anos depois do bi, River recebe Tigres de olho na taça

River Plate e Tigres decidem nesta quarta-feira, às 22 horas (de Brasília), no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina, quem será o campeão da Copa Libertadores. No duelo de ida, no México, um empate sem gols impediu que um dos dois levasse a vantagem para o confronto final. Agora, quem ganhar será campeão e um novo empate forçará uma prorrogação e até mesmo a disputa de pênaltis. Ao contrário do que acontece nas etapas anteriores, na finalíssima os gols marcados como visitante não têm peso nenhum. Se conquistar o título o River Plate vai passar a ter a hegemonia do continente, pois ganhou em dezembro a Copa Sul-Americana e esse ano ergueu a Recopa.

Ao longo dos últimos dias os dois treinadores trataram de trabalhar o pensamento de seus jogadores. Marcelo Gallardo, comandante do River Plate, cobrou um desempenho melhor do que o exibido no duelo de ida. “Vamos precisar ser mais fortes e mais eficientes jogando em casa, pois o resultado será cobrado de nós. Não podemos, em hipótese nenhuma, sermos imprudentes, pois o Tigres conta com jogadores experientes e perigosos, que estão prontos para se aproveitarem de qualquer falha nossa”, disse.

Já o brasileiro Ricardo Ferretti, comandante do Tigres, tentou mostrar para seus comandados que o resultado na partida de ida não inibe em nada as chances de os mexicanos conquistarem esse caneco. “O Tigres fez uma grande campanha até aqui, não se abateu em nenhum momento e nunca deixou de buscar a vitória, mesmo quando foi visitante. Temos que colocar em prática o nosso melhor dentro de campo e fazer bem nosso trabalho. O título vai ser uma consequência do que os jogadores conseguirem fazer”, observou.

River e Tigres ficaram no 0 a 0 na ida (Foto: YURI CORTEZ / AFP)

Em termos de escalação as duas equipes terão alterações importantes. Marcelo Gallardo surpreendentemente informou com antecedência seus 11 titulares e vai fazer três mudanças em relação ao time da ida. O lateral direito uruguaio Camilo Mayada assume a vaga do suspenso Gabriel Mercado, advertido com o cartão amarelo no México. Tabaré Viudez, com dores musculares na perna direita, perde a vaga para o meia Nicolás Bertolo. Já o atacante Rodrigo Mora, com lesão na perna esquerda, será substituído pelo veterano Fernando Cavenaghi.

Pelo lado do Tigres apenas uma mudança: o zagueiro Hugo Ayala, que sofreu uma fratura na perna direita no duelo de ida, fica de fora e cede seu posto a José Rivas, que será o companheiro de zaga do brasileiro Juninho, ex-Botafogo. A principal esperança no time mexicano está na dupla de ataque composta pelo também brasileiro Rafael Sobis e pelo francês André Pierre Gignac, contratado há poucas semanas.

River Plate e Tigres já se enfrentaram três vezes nessa Libertadores e nunca houve um vitorioso. Além do 0 a 0 da semana passada eles jogaram pela fase de grupos, empatando por 1 a 1 na Argentina e por 2 a 2 no México.

FICHA TÉCNICA
RIVER PLATE X TIGRES

Local: Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires (Argentina)
Data: 5 de agosto de 2015, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Darío Ubriaco (Uruguai)
Assistentes: Mauricio Espinosa (Uruguai) e Nicolás Tarán (Uruguai)

RIVER PLATE: Marcelo Barovero, Camilo Mayada, Jonatan Maidana, Ramiro Funes Mori e Leonel Vangioni; Carlos Sánchez, Matías Kranevitter, Leonardo Ponzio e Nicolás Bertolo; Fernando Cavenaghi e Lucas Alario
Técnico:  Marcelo Gallardo

TIGRES: Nahuel Guzmán, Israel Jiménez, Juninho, José Rivas e Jorge Torres; Jurgen Damm, Egidio Arévalo, Guido Pizarro e Damián Álvarez; Rafael Sobis e André Pierre Gignac
Técnico: Ricardo Ferretti

Tigres pode levar título inédito fora de casa. Já o River conquistaria o tricampeonato no torneio(Foto: RONALDO SCHEMIDT/AFP)
Exit mobile version