Gazeta Esportiva

Com golaços, Napoli faz 5, assume a ponta e leva o primeiro turno do Italiano

Napoli's Italian forward Manolo Gabbiadini celebrates after scoring during the Italian Serie A football match Frosinone Calcio vs SSC Napoli on January 10, 2016 at the Matusa Stadium in Frosinone.   / AFP / CARLO HERMANN
Gabbiadini fez um golaço de fora da área, o quinto do Napoli (Foto: AFP/CARLO HERMANN)

Neste domingo, o Napoli foi até o Estádio Matusa, casa do Frosinone, buscando a liderança do Italiano, e o “título de inverno” e, pela 19ª rodada do Calcio, o Partenopei conseguiu muito mais do que isso. Com tranquilidade, a equipe fez 5 a 1 sobre os donos da casa e assumiu a ponta da tabela.

O zagueiro Albiol abriu o placar e, de pênalti, Higuain ampliou a vantagem ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Hamsik, Higauin e Gabbiadini fizeram um golaço cada, para a festa dos napolitanos presentes no estádio. Por fim, já aos 36 minutos, Sammarco descontou para os donos da casa.

Além de garantir a liderança, com 41 pontos contra 39 da Internazionale, o Napoli conquistou o “título de inverno” do Italiano, o equivalente ao primeiro turno da competição. Apesar de parecer algo simbólico, estaticamente, 70% das equipes que terminam a primeira metade da competição na ponta da tabela, acabam sagrando-se campeãs.

Na próxima rodada, o Napoli recebe o Sassuolo no San Paolo, sábado, às 17h45 (de Brasília). Já o Frosinone visita o Torino, no Estádio Olímpico de Turim, também no sábado, às 15h (de Brasília). Ambos os jogos são válidos pela 20ª rodada do Campeonato Italiano.

O JOGO

Higuain, artilheiro do campeonato, foi mais uma vez decisivo na vitória do Napoli (Foto: AFP/CARLO HERMANN)

O Napoli sabia que precisava vencer para assumir a liderança, mas não conseguiu pressionar os donos da casa no início da partida. Mesmo assim, logo na primeira chance de gol, aos 20 minutos, Albiol inaugurou o placar. Após cobrança de escanteio do brasileiro Jorginho, o zagueiro aproveitou o bate-rebate na área e chutou forte, no alto, sem chances para o goleiro.

Menos de dez minutos depois, Roberto Crivello derrubou Gonzalo Higuain dentro da área e a arbitragem assinalou o pênalti. Com calma, o argentino foi para a bola e bateu no meio do gol, ampliando a vantagem napolitana.

No segundo tempo, Napoli faz três golaços e garante o resultado

Na segunda etapa o Napoli não quis saber de administrar a vantagem e, na marca dos 15, fez dois gols em dois minutos. Primeiro, Marek Hamsik avançou pelo meio de campo e foi costurando a defesa até chegar à meia-lua e finalizar de pé esquerdo, rasteiro e no canto.

Napoli está jogando muito bem e deu mais um show contra o Frosinone (Foto: AFP/CARLO HERMANN)

Em seguida, Gonzalo Higuaín fez mais um golaço com a camisa Partenopei. O argentino driblou quatro marcadores, passou pelo goleiro e só tocou para as redes. Gol que poderia ter sido assinado por seu compatriota, Leo Messi.

A Napoli seguia dominando o jogo e, com uma posse de bola de 77%, chegou ao quinto gol. Manolo Gabbiadini recebeu um passe na entrada da área e, resolveu ariscar para o gol. Com um chute de chapa, colocado, a bola encobriu o goleiro e foi no ângulo esquerdo. Três pinturas em sequência do líder do Italiano.

Já no final, aos 36 minutos, Sammarco descontou para o Frosinone. Tonev passou para o italiano, que dominou dentro da área e chutou no alto, fechando o placar.

Exit mobile version