Gazeta Esportiva

Aumento do número de países na Copa do Mundo será definido em janeiro

A Fifa já tem data para definir se a Copa do Mundo será disputada por 48 países. A entidade que comanda o futebol se reunirá em congresso entre os dias 9 e 10 de janeiro, e neste encontro será batido o martelo sobre a situação.

O presidente Gianni Infantino já se mostrou favorável ao aumento do número de participantes. Para a Copa de 2018, na Rússia, 32 países se qualificarão para o Mundial. Assim, se aprovado, o inchaço abrirá 16 novas vagas para o principal torneio de seleções do mundo.

Infantino quer a Copa com maior número de seleções (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)

“Discutimos, e agora faremos as avaliações. Na próxima reunião do Conselho, a decisão será tomada”, explicou o mandatário, durante encontro de dirigentes da entidade. Infantino garantiu que a resolução será voltada para o bem do futebol mundial: “Não vamos pensar em questões políticas ou financeiras”.

Segundo a agência AFP, membros do Conselho não são favoráveis ao inchaço da Copa do Mundo. Um dirigente, que pediu anonimato, afirmou que o presidente da Fifa vem fazendo muita pressão pela aprovação da ideia.

Outra possível mudança promovida pela Fifa é relacionada ao rodízio de continentes para escolher a sede dos Mundiais. Como a Copa de 2018 acontecerá na Europa, não haveria possibilidade de um país da região receber o evento em 2026, por conta da rotação.

A entidade definiu que, caso nenhuma outra nação preencha os requisitos necessários para sediar a competição, serão aceitas candidaturas de países europeus.

Exit mobile version