História milenar - Gazeta Esportiva
Fernanda Lucki Zalcman
São Paulo, SP
03/16/2019 08:00:34
 

A temporada de 2019 da Fórmula 1 é especial. Além de ser a de número 70, neste ano, os fãs de automobilismo poderão celebrar o milésimo grande prêmio da categoria.

O palco da prova milenar será o circuito de Xangai, na China e vai acontecer no dia 14 de abril. Os chefes da categoria até tentaram alterar as datas de forma que o GP de número 1000 acontecesse em Silverstone, onde foi realizada a primeira corrida da F1 em 1950. No entanto, o desejo não foi para frente, devido às condições climáticas adversas nessa época do ano na Inglaterra.

Ao mesmo tempo, o calendário de 2019 terá, novamente, 21 corridas. Não há também nenhuma novidade na relação dos autódromos que receberão as provas, e a ordem dos GPs será a mesma do ano passado.

Confira o grid completo de 2019

A boa notícia para os pilotos, que reclamaram bastante em 2018, é que não haverá mais corridas em três fins de semana consecutivos, como ocorreu com as etapas de França, Áustria e Inglaterra. Assim, o GP de Silverstone será empurrado para frente em sete dias, fazendo com que o campeonato também termine uma semana mais tarde.

Com isso, a última etapa, em Abu Dhabi, será disputada no dia 1º de dezembro. Esta será a primeira vez desde 1962 que o Mundial terá sua derradeira corrida acontecendo no último mês do ano.

A estreia da temporada será neste domingo, dia 17 de março, na Austrália. A largada está marcada para a madrugada de sábado para domingo, às 2h10 (de Brasília). Exatamente nove meses depois, no dia 17 de novembro, acontecerá o Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos.

Confira o calendário completo

Arte: Kun Tian, Jonathan Storey, Maria-Cecilia Rezende/AFP


×