Gazeta Esportiva

Palco de batalhas na 2º Guerra quer voltar aos holofotes na Copa

Foto: Divulgação/Fifa

Volgogrado receberá somente quatro jogos da fase de grupos, mas certamente será um dos principais palcos do torneio por conta de sua história. Foi ali que o exército comandado por Stalin venceu a Alemanha de Adolf Hitler na ofensiva nazista à União Soviética, na Segunda Guerra Mundial, e definiu o futuro do século XX. Agora, a Rússia quer fazer a cidade voltar ao centro das atenções, desta vez por meio do futebol.

Antigamente batizada de Stalingrado, Volgogrado conta com a famosa estátua da Mãe-Pátria, a maior do mundo, com nada mais, nada menos que 85 metros de altura, construída em 1967. Ela fica localizada em uma colina e pode ser vista de qualquer ponto da cidade, que abrigou algumas das mais pesadas batalhas da Segunda Guerra Mundial.

Durante a obra da Volgogrado Arena, funcionários que trabalhavam na escavação do local encontraram o corpo de duas pessoas que morreram durante a Guerra. A construção do estádio também chegou a ser suspensa por outro motivo: um incêndio, que acabou atrasando sua entrega. Apesar disso, a arena está praticamente pronta para o início do Mundial.

Com capacidade para 45 mil pessoas, a Volgogrado Arena foi construída bem ao lado do antigo estádio e será herdado pelo FC Rotor, time da Segunda Divisão russa.

Na Copa do Mundo, a principal seleção que irá atuar em Volgogrado é a Inglaterra. Os campeões do mundo de 1966 enfrentam a Tunísia. No local também haverá Nigéria x Islândia, Arábia Saudita x Egito e Japão x Polônia.

Exit mobile version