Gazeta Esportiva

ONG de Direitos Humanos relata abuso em obras da Copa da Rússia

Denúncia fala de condições ilegais de trabalho nos estádios da Copa – Foto: AFP

Conforme relatório publicado nesta quarta-feira pela HRW, a Human Rights Watch, ONG internacional destinada a proteção dos Direitos Humanos, os operários envolvidos nas obras para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, são vítimas de abuso e exploração, sem que a Fifa garanta direitos básicos para os vítimas envolvidas.

A denúncia foi feita após a HRW visitar sete das obras de estádios para a Copa de 2018 e encontrar as irregularidades, com os operários submetidos a condições degradantes de trabalho.

“Os operários que constroem os estádios da Copa do Mundo são vítimas de abusos e de exploração, e a Fifa ainda não demonstrou sua capacidade de vigiar de modo eficaz, impedir e remediar os problemas”, indica a publicação de Jane Buchanan, diretora da HRW.

Entre as condições abusivas relatas estão a falta de pagamento de salários ou atraso do pagamento em vários meses, trabalho em temperatura inferior a 25 graus celsius negativos sem proteções suficientes e a falta de contratos para firmar um acordo legal de emprego.

“Os trabalhadores entrevistados pela Human Rights Watch alegaram ter medo de falar sobre a exploração, por temer represálias dos seus empregadores”, completa a ONG.

A Human Rights Watch ainda informa que 17 operários morreram nas obras dos estádios da Copa do Mundo.

 

 

Exit mobile version