Gazeta Esportiva

Bartomeu volta a reclamar de punição “injusta e desproporcional” ao Barça

A contratação de atletas menores de idade pelo Barcelona resultou em sanção imposta pela Fifa, que dá o assunto como encerrado. Mas nos corredores do Camp Nou o descontentamento com a punição é cada vez maior. Nesta terça-feira o presidente Josep Maria Bartomeu voltou a criticar a proibição de fazer novas contratações até 2016.

“Isto vale desde 2001 e então Leonel Messi não poderia vir ao Barcelona na ocasião. É uma sanção injusta e desproporcional, mas sairemos dessa”, aposta o mandatário em entrevista à Rac-1,

“Existem pessoas responsáveis que já não estão mais no clube e não há um que seja mais do que outro. Somos todos responsáveis e nenhum sozinho, mas o verdadeiro responsável é o artigo 19. A Fifa precisa revisá-lo. Não é possível que não possamos trazer jogadores porque seus pais não podem viajar com eles”, reclama.

Mandatário confronta pena imposta pela Fifa e promete agir para diminuir as limitações (foto: Lluis Gene) – Credito: AFP

O presidente refere-se ao Regulamento sobre Estatuto e Transferência de Jogadores, válido há 14 anos. Mas só em 2009 a Fifa passou a obrigar os clubes a inscrever em seu sistema os menores de idade contratados. O desconhecimento das regras custou ao Barcelona duas janelas de transferências sem poder contratar.

Mas há meios de driblar a punição, garante Baromeu. “Podemos contratar, mas os reforços não podem jogar até 2016. Se os técnicos nos pedirem, estudaremos”, afirma, sem descartar a possibilidade de contratar no meio do ano.

Exit mobile version