Gazeta Esportiva

Peru foi o último sul-americano a bater a Seleção em jogos oficiais no Brasil

Brasil foi derrotado pelo Peru em 1975 (Foto: Divulgação/CBF)

Surpreendendo na Copa América, o Peru já eliminou Chile e Uruguai, e decidirá a edição do torneio continental diante do Brasil, em confronto marcado para este domingo, às 17 horas (de Brasília), no Maracanã. Os peruanos, inclusive, ostentam o feito de serem os responsáveis pela última derrota brasileira jogando dentro de casa em competições oficiais.

Em 1975, quando o Brasil teve a base de seu time formado por jogadores que defendiam clubes mineiros, a Seleção foi surpreendida pelos peruanos e acabou derrotada em pleno Mineirão, no duelo válido pela ida das semifinais da Copa América.

Naquela edição, o torneio continental não tinha uma sede fixa, sendo disputada de forma itinerante. O Brasil até deu o troco no embate da volta, em Lima, onde venceu por 2 a 0, mas, como não havia critério de desempate, prorrogação ou pênaltis, amargou a eliminação no cara ou coroa.

No retrospecto geral, são 44 confrontos entre brasileiros e peruanos, com 31 vitórias nacionais, nove empates e só quatro derrotas. Curiosamente, três desses quatro reveses foram em partidas de Copa América.

Exit mobile version