Gazeta Esportiva

Há 15 anos, Porto de Mourinho derrotava Monaco na final da Liga dos Campeões

Porto venceu Monaco por 3 a 0 em final disputada no estádio do Schalke, na Alemanha (Foto: Porto/Divulgação)

No próximo sábado, às 16h, Tottenham e Liverpool disputam a grande final da Liga dos Campeões da temporada de 2018/19. Em 26 de maio de 2004, Porto e Monaco se enfrentaram na decisão do torneio continental e, na ocasião, o time português, que à época era treinado por Jose Mourinho, ficou marcado na história por derrotar os franceses por 3 a 0.

Mesmo sendo um clube de muita tradição em Portugal, dominando o cenário futebolístico do país ao lado do Benfica, o Porto até aquele momento só havia conquistado a Liga dos Campeões uma vez, na temporada de 1986/87. Duas décadas depois, o time voltava a ter uma equipe forte e comandada por um treinador que era uma revelação naquele momento.

Conhecido nos dias de hoje por montar equipes defensivas, naquela temporada Mourinho armou um Porto que atuava de maneira propositiva e que jogava um futebol vistoso. O time tinha bons nomes de uma nova geração portuguesa, como o zagueiro Ricardo Carvalho e os meias Deco e Maniche. Além disso, dois brasileiros era titulares na equipe: o meia-atacante Carlos Alberto e o atacante Derlei.

Depois de eliminar o Manchester United nas oitavas, o Lyon nas quartas e o La Coruña na semifinal, o Porto chegou à final para enfrentar um Monaco que tinha despachado Lokomotiv Moskou, Real Madrid e Chelsea. O treinador do time do principado era Didier Deschamps, campeão da Copa do Mundo de 2018 pela França.

O jogo da final foi controlado inteiramente pelo Porto, que não tomou conhecimento do adversário. Carlos Alberto abriu o placar com um belo chute no ângulo, Deco ampliou ao deslocar o goleiro com um chute da entrada da área e Alenichev fuzilou para sacramentar o placar. Naquele ano, os portugueses ainda conquistaram o Mundial Interclubes depois de derrotarem o Once Caldas, da Colômbia, nas penalidades após um empate em 0 a 0 no tempo normal.

Exit mobile version