Gazeta Esportiva

Espanha, Alemanha, Inglaterra e Itália terão 4 vagas na Liga de 2018/19

Uefa terá mudanças significativas na distribuição das vagas para a temporada 2018/19 (Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP)

A Uefa divulgou nesta quarta-feira o ranking de países atualizado após a confirmação das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa. A nova classificação era esperada com muita expectativa, pois os quatro primeiros colocados deste ranqueamento garantem quatro vagas diretas para a fase de grupos da Liga dos Campeões da temporada 2018/19.

Espanha, Alemanha, Inglaterra e Itália foram os beneficiados pela nova regra da entidade que definiu os países que contarão com quatro representantes no maior torneio continental. A posição do ranking não sofrerá alterações até o final desta temporada, independentemente dos resultados dos torneios que ainda estão em andamento.

Quem mais se saiu prejudicado com a mudança da regra foi Portugal. Os gajos acabaram sendo ultrapassados por França e Rússia e ficaram apenas na sétima colocação, o que significa que terão apenas uma vaga direta na Liga dos Campeões, além de um representante na fase eliminatória do torneio da temporada 2018/19. Já os franceses e os russos terão duas vagas diretas à fase de grupos para cada.

Veja abaixo os dez primeiros:

  1. Espanha
  2. Alemanha
  3. Inglaterra
  4. Itália
  5. França
  6. Rússia
  7. Portugal
  8. Ucrânia
  9. Bélgica
  10. Turquia

Ranking de clubes

A entidade máxima do futebol europeu divulgou, ainda, o ranking dos clubes europeus. A lista leva em consideração os resultados de cada clube durante as últimas cinco temporadas e é levada em consideração no momento de decidir os cabeças de chave dos torneios continentais da temporada 2018/19.

Confira os 10 primeiros colocados entre os clubes:

  1. Real Madrid-ESP
  2. Bayern de Munique-ALE
  3. Barcelona-ESP
  4. Atlético de Madrid-ESP
  5. Juventus-ITA
  6. Paris Saint-Germain-FRA
  7. Borussia Dortmund-ALE
  8. Sevilla-ESP
  9. Benfica-POR
  10. Chelsea-ING
Exit mobile version