Gazeta Esportiva

Patrocinador de Corinthians e Flamengo é preso pela Polícia Federal

Patrocinador de Corinthians, Flamengo e Atlético-MG, José Fernando Pinto da Costa, dono da Universidade Brasil, foi preso preventivamente nesta terça-feira durante a Operação Vagatomia, da Polícia Federal. A acusação aponta para um esquema de irregularidades no curso de Medicina oferecido pela instituição no interior de São Paulo.

Patrocínio da Universidade Brasil aparece no ombo da camisa do Corinthians (Foto: DIvulgação)

Outras 20 pessoas foram detidas e são investigadas pelos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistemas de informações e estelionato. Somadas, as penas podem chegar a até 30 anos de prisão.

Foram oito meses de investigação. A operação apura um esquema de fraude na concessão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e na comercialização de vagas e transferências de alunos do Paraguai e Bolívia para o curso de Medicina da Universidade Brasil, no campus de Fernandópolis, no interior paulista.

Segundo as investigações, algumas vagas estariam sendo negociadas por até R$ 12 mil por aluno, vagas essas para ingresso, transferência e de financiamentos pelo Fies. Diante disso, os investigadores calculam cerca de R$ 500 milhões em bolsas concedidas de forma irregular nos últimos cinco anos.

José Fernando Pinto da Costa, dono da Universidade Brasil, é apontado como um dos chefes do esquema. Ao todo, a Justiça Federal de Jales, em São Paulo, expediu 22 mandados de prisão e 45 de ordem de busca e apreensão, bem como o bloqueio de 250 milhões de reais dos alvos.

Exit mobile version