Gazeta Esportiva

Wada elogia “posição forte” do COI por tirar Rússia dos Jogos de Inverno

A Wada (Agência Mundial Antidoping, na sigla em inglês) elogiou a decisão tomada pelo Comitê Olímpico Internacional, que baniu a Rússia dos Jogos de Inverno, em PyeongChang, em 2018, por conta dos escândalos de doping envolvendo a nação.

Em nota oficial publicada em seu site, o órgão citou “a posição forte” da entidade que comanda o esporte olímpico mundial, na luta contra o doping sistemático praticado no país.

Thomas Bach é o presidente do COI (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)

“Para assegurar o equilíbrio em PyeongChang, a Wada também ressalta a importância de uma análise criteriosa para a aceitação de atletas russos não envolvidos com doping, e que podem participar sob bandeira neutra”, diz outro trecho do comunicado, lembrando que alguns esportistas poderão ir à Coreia do Sul, mas sem representarem o país.

Além da proibição, outras punições também foram dadas. Vitaly Mutko, ex-ministro dos Esportes, e seu vice, Yuri Nagornykh, foram banidos e não poderão participar, de forma alguma, das próximas Olimpíadas.

Caso os russos cumpram as exigências necessárias, a suspensão pode ser parcialmente retirada, mas isso seria válido somente para a cerimônia de encerramento dos Jogos de Inverno, que acontecem entre 9 e 25 de fevereiro do próximo ano.

Exit mobile version