A Gazeta Esportiva: 69 anos - Gazeta Esportiva

10/09/2016 18:15:35
 

A marca que deu origem ao site Gazeta Esportiva.com completa 70 anos de existência neste 10 de outubro.

O jornal impresso A Gazeta Esportiva foi a mais famosa publicação de esporte do nosso continente. Registrou e estimulou a evolução das mais diversas modalidades e, por isso mesmo, suas páginas vivas constituem acervo histórico dos mais valiosos.

O diário teve sua histórica primeira edição numa sexta-feira ensolarada em 10 de outubro de 1947. Estampou na capa a manchete “Lula e a liderança dos ‘artilheiros’ de 1947”, com a imagem do jogador da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Não demorou muito tempo e sua aprovação foi outorgada pelo alcance da marca junto ao povo brasileiro.

Algumas das provas foram destaques em suas capas, como a publicada no dia 24/07/1952: “Ofereço, através de A Gazeta Esportiva, Minha Vitória ao Povo do Brasil”, dedicou Adhemar Ferreira da Silva ao conquistar nos Jogos de Helsinque a dupla façanha de estabelecer, com a marca de 16m22, o novo recorde mundial do salto triplo e a primeira medalha de ouro olímpica para o atletismo do país.

Capa de 10 de outubro de 1984 estampou homenagem a Pelé
Capa de 10 de outubro de 1984 estampou homenagem a Pelé (Foto: Acervo/Gazeta Press)

O jornal fora eleito como porta-voz e interlocutor de um dos maiores nomes do esporte brasileiro e mundial de todos os tempos.

Diariamente, A Gazeta Esportiva não apenas cobriu, com eficiência e imparcialidade, os mais variados fatos e eventos esportivos, mas também os estimulou através da promoção de várias campanhas.

Promoveu campeonatos populares (de malha, boxe, tênis, pesca, xadrez, tênis de mesa, braço-de-ferro e tamboréu) e colegiais (Operação Juventude, Brasileiro de Beisebol Mirim, Copa de Basquete, Copa de Futebol e Copa de Xadrez), além de eventos especiais (Corrida de São Silvestre, Prova Ciclística 9 de Julho, Forja de Campeões, Mini-Maratona, Travessia de São Paulo a Nado e Copa Arizona de Futebol Amador).

Ao longo de sua existência, A Gazeta Esportiva divulgou em suas páginas tudo o que de mais importante aconteceu no esporte brasileiro e mundial.

Na segunda-feira de 19 de novembro de 2001, sob o número 27.162 e ano 55 de sua existência, precisamente às 19h15, era concluída a última edição impressa. Manchete de capa: “O Futuro é Hoje!”. Naquele exato momento de transição do impresso para o eletrônico, estava disponível gratuitamente aos leitores o site: blogs.gazetaesportiva.com.

O conteúdo foi totalmente incorporado ao meio de comunicação que mais cresce no mundo pela sua agilidade nas informações, com progressiva expansão em rede. Na era da Internet, o fato acontece e a notícia já está no ar.

A sexagenária A Gazeta Esportiva segue invicta na manutenção do título de campeã.

Em 1995, A Gazeta Esportiva anunciou a aposentadoria de Hortência das quadras (Foto: Acervo/Gazeta Press)
Em 1995, A Gazeta Esportiva anunciou a aposentadoria de Hortência das quadras (Foto: Acervo/Gazeta Press)