Após classificação, São Paulo terá 45 dias para manter Maicon e Calleri - Gazeta Esportiva
Após classificação, São Paulo terá 45 dias para manter Maicon e Calleri

Após classificação, São Paulo terá 45 dias para manter Maicon e Calleri

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/05/2016 às 08:30

São Paulo, SP

Foto: Douglas Magno/AFP
O São Paulo estuda trocar jovens jogadores pelo zagueiro Maicon, que pertence ao Porto (Foto: Douglas Magno/AFP)


A classificação do São Paulo à semifinal da Copa Libertadores, assegurada com base no regulamento após o time perder por 2 a 1 para o Atlético-MG, no Independência, obrigará o clube a trabalhar forte nos bastidores para manter o zagueiro Maicon e o atacante Calleri. A diretoria terá exatos 45 dias para estender o vínculo dos atletas, já que o torneio internacional será retomado só em julho. A pausa ocorre por conta da Copa América Centenário, que será disputada entre os dias 3 e 26 de junho, nos Estados Unidos.

As semifinais da Libertadores estão marcadas para os dias 6 e 13 de julho, posteriores ao encerramento dos atuais contratos dos jogadores (30 de junho). Por isso, a lista de inscritos deve ser entregue à Conmebol até 4 de julho, 48 horas antes do início da próxima fase.

Maicon - O Porto é dono dos direitos de Maicon e deseja 8 milhões de euros (cerca de R$ 31 milhões) para ceder o zagueiro, baseado em uma oferta que teria recebido na janela de transferência do último mercado europeu de verão. O São Paulo não dispõe do valor e tenta colocar jovens valores na jogada: Lucão foi oferecido, mas a equipe portuguesa quer o lateral esquerdo Inácio e o zagueiro Lyanco para referendar o negócio.

Maicon já manifestou o desejo de ficar. E o diretor de futebol, Luiz Cunha, revelou que o pai do zagueiro pediu para que o Tricolor se esforçasse em mantê-lo. Pouco otimistas com o negócio estão o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, e o técnico Edgardo Bauza. Eles têm evitado declarações concretas sobre o tema, assegurando apenas que o clube se esforçará para tentar a transação.

"Estamos conversando para que ele fique não só para a disputa da semifinal, mas para que siga conosco por pelo menos mais um ano", limitou-se a dizer o Patón, na quarta-feira, após assegurar a classificação na Libertadores.

Brazilian Sao Paulo coach Edgardo Bauza gestures during their 2016 Libertadores Cup match at the Independencia Stadium in Belo Horizonte, Brazil on May 18, 2016. / AFP PHOTO / DOUGLAS MAGNO
O Patón não demonstra otimismo ao tratar das negociações envolvendo o zagueiro Maicon (Foto: Douglas Magno/AFP)


Calleri - O caso do argentino é outra incógnita. Tanto o jogador quanto o clube asseguram que já estava verbalmente acertada a sua permanência até o final do ano em caso de classificação para a semifinal da competição. No entanto, nem o jogador nem seus representantes garantem a permanência - apesar de o centroavante sempre dizer que não gostaria de abandonar a campanha no meio do caminho.

Cedido por empréstimo pelo Deportivo Maldonado-URU, clube de empresários, Calleri teria uma transferência certa para Inter de Milão-ITA, mas o negócio não é confirmado pelo clube europeu. O fato é que, segundo as normas da Fifa, é proibido assinar um contrato por menos de três meses. Calleri, portanto, teria que ficar o segundo semestre inteiro no Tricolor para atuar na semifinal e numa possível decisão da Libertadores.

Outros fatores, no entanto, atrapalham a negociação ao futebol europeu, como sua provável cessão à seleção argentina que disputará as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em agosto. Por ter menos de 23 anos, Calleri obrigatoriamente tem de ser liberado caso seja chamado. A disputa dos Jogos faria ele perder um eventual início de temporada no exterior.

Elenco - Caso consiga a permanência da dupla, o Tricolor estará coberto para a disputa das fases finais, mas a diretoria já pensa em um plano B. Tanto um zagueiro quanto um atacante são procurados no mercado. Até o momento, o nome mais próximo é o de Ytalo, do Grêmio Osasco Audax. Ele foi autor de dois gols sobre o próprio clube do Morumbi nas quartas de final do Paulista.

Aos 28 anos, Ytalo seria uma opção para a ausência de Calleri. Na próxima fase, a Conmebol permite que o clube troque cinco jogadores de sua lista de inscritos, abrindo espaço também para uma possível ascensão dos jovens das categorias de base.

Quem está praticamente fora de uma eventual final é o colombiano Wilder Guisao. Contratado por empréstimo do Toluca-MEX, o jogador tem vínculo até o dia 15 de julho com o São Paulo. Ele não tem sido aproveitado por Bauza e dificilmente terá uma renovação solicitada pela diretoria.

Brazilian Atletico Mineiro player Douglas Santos (L) vies for the ball with Brazilian Sao Paulo player Calleri (R) during their 2016 Libertadores Cup match at the Independencia Stadium in Belo Horizonte, Brazil on May 18, 2016. / AFP PHOTO / CRISTIANE MATTOS
A situação do centroavante argentino Jonathan Calleri é uma incógnita no São Paulo (Foto: Cristiane Mattos/AFP)

Conteúdo Patrocinado