Nobre valoriza chancela da Fifa, mas fala em “orgulho há 65 anos” - Gazeta Esportiva
Nobre valoriza chancela da Fifa, mas fala em “orgulho há 65 anos”

Nobre valoriza chancela da Fifa, mas fala em “orgulho há 65 anos”

Gazeta Esportiva

Por Bruno Ceccon

22/07/2016 às 09:00 • Atualizado: 22/07/2016 às 09:44

São Paulo, SP




A Fifa reconheceu em 2014, durante a gestão de Paulo Nobre, a Copa Rio 1951 como o primeiro torneio mundial interclubes. Embora considere importante contar com a chancela da entidade, o presidente do Palmeiras privilegia o status que a competição sempre teve entre os próprios torcedores alviverdes.

“O reconhecimento da entidade máxima do futebol apenas serve para a opinião pública, pois o sentimento e o orgulho de cada palmeirense quanto à conquista já existem há 65 anos”, afirmou Nobre à Gazeta Esportiva. “Além de sermos os primeiros campeões mundiais de clubes, esse foi o primeiro título em âmbito planetário da história do futebol brasileiro. Isso é um fato”, completou.

Em 2001, no 50º aniversário do título conquistado no Maracanã, o Palmeiras pleiteou por parte da Fifa o reconhecimento da Copa Rio como torneio mundial interclubes. Cinco anos depois, em um processo capitaneado pelo conselheiro Roberto Frizzo, o clube montou um dossiê sobre o campeonato e enviou à entidade.

Em novembro de 2014, o palmeirense Aldo Rebelo divulgou, por meio do site do Ministério do Esporte, o reconhecimento da Fifa. Segundo Paulo Nobre, Marco Polo Del Nero, conselheiro do clube e à época membro do Comitê Executivo da entidade sediada na Suíça, além de vice da CBF, teve participação decisiva no processo.

“O Palmeiras é o primeiro campeão mundial de clubes, independentemente de qualquer reconhecimento. Mas para o respeito do mundo do futebol, a chancela da Fifa é muito importante. Quem de fato pediu o reconhecimento, às vésperas da Copa no Brasil, foi o doutor Marco Polo Del Nero. O resto é conversa tomando vinho”, disse Nobre.

Em 2014, o suíço Joseph Blatter, então presidente da Fifa, prometeu enviar um certificado para atestar o reconhecimento da Copa Rio como o primeiro torneio mundial interclubes. O Palmeiras, de acordo com sua assessoria de imprensa, foi comunicado oficialmente por e-mail.

Em seu site, porém, a Fifa publica apenas os Mundiais com organização própria – o evento estreou em 2000 e, após interrupção de cinco anos, acabou retomado. Os ganhadores do antigo torneio intercontinental, como Santos, Flamengo e Grêmio, também não constam na página eletrônica da entidade.

A conquista da Copa Rio completa 65 anos nesta sexta-feira. No jogo contra o Atlético-MG, marcado para as 11 horas (de Brasília) de domingo, pelo Campeonato Brasileiro, os jogadores usarão uniformes especiais no Palestra Itália para lembrar o feito alcançado em 1951.

Conteúdo Patrocinado