Governo japonês aprova orçamento para principal estádio de Tóquio - Gazeta Esportiva
Governo japonês aprova orçamento para principal estádio de Tóquio

Governo japonês aprova orçamento para principal estádio de Tóquio

Gazeta Esportiva

Por Redação

30/09/2016 às 10:13 • Atualizado: 30/09/2016 às 11:09

São Paulo, SP

(FILES) This file picture taken on December 22, 2015 shows Japan Sports Council (JSC) president Kazumi Ohigashi (L) shaking hands with architect Kengo Kuma (R) during a press conference announcing the new design of the national stadium in Tokyo. The Japanese government on September 30, 2016 approved plans for the building of the main stadium for the Tokyo 2020 Olympics at a cost of almost $1.5 billion USD. / AFP PHOTO / TOSHIFUMI KITAMURA
Projeto do principal estádio dos Jogos foi apresentado em dezembro de 2015 (Foto: Toshifumi Kitamura/AFP)


Na manhã desta sexta-feira, o governo japonês aprovou o plano para a construção do principal estádio dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020. Após reunião com o Primeiro Ministro, a obra ficou prevista para ser finalizada em novembro de 2019, cinco meses antes do prazo esperado.

Com um orçamento de aproximadamente 1,5 bilhão de dólares (cerca de R$ 4,9 bilhão), a construção irá começar em dezembro deste ano, mais de um ano após as plantas do projeto serem apresentadas.

A nova governadora da região metropolitana da capital japonesa, Yuriko Koike, já afirmou que fará de tudo para reduzir os exorbitantes gastos previstos. “Considerando que estamos dividindo o fardo financeiro, irei levantar minha voz quando necessário para assegurar que o Estádio seja utilizado pelos cidadãos de Tóquio”, assegurou a governante em coletiva.

Nesta quinta-feira, especialistas revelaram que os custos das Olimpíadas de 2020 podem quadruplicar devido ao aumento do preço de construção e outros fatores. Tentando diminuir a despesa, alguns esportes já foram realocados e outros podem ter suas disputas transferidas para longe da Vila Olímpica.

Em 2013, quando venceu a disputa para sediar os Jogos, Tóquio vendia a realização de uma “edição compacta” do evento, com as distâncias entre os locais das competições e a Vila não ultrapassando os sete quilômetros.

Conteúdo Patrocinado