Cuca: técnico ganha faixa pelo time do coração e entra para seleta galeria - Gazeta Esportiva
Bruno Ceccon
São Paulo
11/27/2016 19:13:23
 

Cuca precisou de paciência para comemorar seu primeiro título pelo time do coração. Vice do Campeonato Paulista em 1992 como jogador do Palmeiras, ele finalmente ganhará uma faixa pelo clube alviverde, entrando para uma seleta galeria de treinadores campeões com a vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, neste domingo, no Palestra Itália.

Contratado pelo Palmeiras em agosto de 1992, durante a longa fila de títulos, Cuca é lembrado por comemorar gols de forma inusitada. O então atacante levava a mão direita do ombro esquerdo ao lado oposto da cintura, como se estivesse colocando a sonhada faixa de campeão, o que o clube não fazia desde 1976.

“O gesto que fiz foi para mostrar à torcida que a cada ponto que somamos colocamos um pedacinho da faixa no peito. Existem outras grandes equipes, mas essa história de considerar o Palmeiras azarão é papo furado”, disse Cuca após marcar seu terceiro gol pelo clube, contra o Ituano.

Ao lado de nomes como Mazinho, César Sampaio, Evair e Zinho, Cuca perdeu a final do Campeonato Paulista 1992 para o poderoso São Paulo de Telê Santana. Negociado com o Santos após marcar sete gols em 24 partidas, ele não participou da quebra do jejum no Estadual 1993.

Vinte e quatro anos depois, Cuca acabou contratado novamente pela Sociedade Esportiva Palmeiras, desta vez como técnico. Eliminado na primeira fase da Libertadores e na semifinal do Paulista, o técnico foi ousado novamente e, ainda em abril, prometeu ganhar o Brasileiro. “Vamos ser campeões”, apostou, logo após perder do Santos no Estadual.

Com tempo para preparar o time antes do torneio nacional, Cuca resolveu reformular o elenco. O técnico abriu mão de jogadores como Robinho (Cruzeiro), Lucas (Cruzeiro), Leandro Almeida (Internacional), Régis (Bahia) e Victor Luís (Botafogo), entre outros.

Com a pretensão de brigar pelo título, ele contou com os reforços dos jovens Tchê Tchê, Róger Guedes e Yerry Mina. Trocados com o Cruzeiro, chegaram Fabiano e Fabrício. Moisés, com trajetória discreta até então, passou a brilhar intensamente. Assim como Gabriel Jesus, posicionado mais perto do gol adversário.

Com um time eficiente em todos os setores e veloz no campo de ataque, Cuca finalmente ganhou um troféu pelo time do coração. Assim, ele se junta a Vanderlei Luxemburgo, Luiz Felipe Scolari e Marcelo Oliveira como técnicos campeões pelo Palmeiras desde 1977 – Flávio Murtosa, auxiliar de Felipão, também triunfou.

Sob o comando de Dudu, o Palmeiras faturou o Campeonato Paulista 1976, último título antes do jejum. Desde então, Luxemburgo e Felipão colecionaram títulos nos anos 1990 e voltaram a ganhar no Século XXI. Marcelo Oliveira, por sua vez, conquistou a Copa do Brasil 2015. Ao seleto grupo, chega o palmeirense Cuca, atual campeão brasileiro.



×