Joinville leva virada do Goiás aos 45 e perde oportunidade sair do Z4 - Gazeta Esportiva
Joinville leva virada do Goiás aos 45 e perde oportunidade sair do Z4

Joinville leva virada do Goiás aos 45 e perde oportunidade sair do Z4

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/11/2016 às 22:39 • Atualizado: 11/11/2016 às 22:41

São Paulo, SP

O Joinville teve tudo para deixar a zona de rebaixamento nesta 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, mas acabou pagando o preço por uma irresponsabilidade de um de seus jogadores na noite desta sexta-feira. Precisando desesperadamente dos três pontos, os catarinenses foram para cima do Goiás, que só cumpre tabela na competição, já que não tem chances nem de acesso nem de queda, e abriram 2 a 0 antes mesmo dos 20 minutos. O problema é que Reginaldo, lateral direito do JEC, conseguiu ser expulso logo em seguida por em um lance infantil de mão na bola.


Com um a menos, os catarinenses não conseguiram suportar a pressão Esmeraldina, que diminuiu ainda com um homem a mais, mas chegou à virada com dois gols quando também contava com dez homens em campo. O gol que valeu os três pontos para os mandantes saiu aos 45 minutos do segundo tempo, para dar um requinte de crueldade ainda maior sobre o Joinville.


Agora, o JEC terá apenas duas rodadas para conseguir se manter na Série B. Na sexta, faz duelo direto com o Oeste, primeiro time fora do Z4 no momento, na Arena Barueri, às 19h15. E fecha sua participação em casa, contra o Vila Nova-GO, no outro sábado, às 17h30. Já o Goiás visita o Luverdense na sexta, às 21h30, em Minas Gerais, e se despede também no sábado da semana seguinte, às 17h30, frente ao Sampo Corrêa, no Serra Dourada.



Walter e Léo Gamalho duas vezes marcaram os gols do Goiás em cima do Joinville (Foto: Divulgação/Goiás)
Walter e Léo Gamalho duas vezes marcaram os gols do Goiás em cima do Joinville (Foto: Divulgação/Goiás)


Antes da bola rolar nesta sexta, era fácil perceber os momentos distintos das duas equipes ao olhar para as arquibancadas. A campanha ruim do Goiás na Série B fez com que o estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira recebesse um público muito pequeno. E dos poucos que ainda se dispuseram a comparecer, muitos ainda foram de preto em protesto ao que o Esmeraldino tem feito nesta temporada. Por outro lado, os torcedores do JEC, também em pequeno número, tentavam passar força a seus jogadores. A luta contra o rebaixamento se tornou maior do que a irritação com a campanha do time.


Com a bola rolando, o Joinville entrou mais ligado e abriu o placar logo aos três minutos. Reginaldo encontrou Joel na área e o atacante ainda contou com a colaboração do goleiro Marcio para balançar as redes.


O Goiás, então, acordou. Com sua torcida ainda mais impaciente, os jogadores de Gilson Kleina exerceram uma pressão pra cima do goleiro Jhonatan, que se virava como podia e esbravejava a cada vacilo do sistema defensivo dos catarinenses. Foram pouco mais de dez minutos de domínio total dos mandantes.


Mas, no futebol, o que vale mesmo é gol. E em uma escapa rápida pela esquerda, o Joinville conseguiu pegar os defensores do Goiás desarrumados. Fernando Viana ficou cara a cara com Marcio e fez mais um para o JEC, que já encaminhava uma vitória muito importante na briga para se manter na Série A.


Quem dificultou as coisas foi Reginaldo. O lateral direito, que deu a assistência para o primeiro gol, colocou a mão na bola de forma deliberada e, como já tinha um amarelo, recebeu o vermelho e deixou o Joinville com um homem a menos ainda aos 18 minutos de jogo.


Diante desse novo cenário, mais do que nunca o Joinville adotou a tática de se fechar atrás e sair apenas na bola certa e com poucos homens. Enquanto isso, o Goiás pressionava e criava suas melhores chances com Léo Gamalho. E assim o jogou seguiu também no segundo tempo.


Jhonatan começou a se transformar no grande nome do jogo, com defesas importantes e difíceis. A todo momento o goleiro do JEC era exigido e a pressão aumentava a cada minuto.


O risco ficou muito alto para o Joinville, que acabou pagando um preço alto. Primeiro, Walter fez jogada individual e contou com o único vacilo de Jhonatan para diminuir. Em seguida, as coisas pareciam que ficariam melhores para catarinenses, já que David Duarte acabou expulso, deixando os goianos com dez em campo também. O problema é que no lance seguinte Léo Gamalho se desvencilhou da marcação a apareceu no segundo pau para empatar de cabeça. E o que parecia impossível, aconteceu. O mesmo Léo Gamalho voltou a ganhar disputa pelo alto e virou o jogo aos 45.


O gol gerou um clima de desolação entre jogadores e comissão técnico da JEC, que estavam deixando a zona de rebaixamento com os três pontos e, desde a expulsão de Reginaldo, não conseguiram mais se encontrar. O vitória manteve o Goiás na 14ª colocação, com 47 pontos, sem nenhuma pretensão no Campeonato Brasileiro da Série B. Já os catarinenses voltam para casa ainda no Z4, com 34 pontos. O Oeste, primeiro fora da zona da degola, soma 37 e pode abrir distância se vencer neste sábado.



FICHA TÉCNICA

GOIÁS 3 X 2 JOINVILLE



Local:Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO)

Data: 11 de novembro de 2016 (Sexta-feira)

Horário: 20h30 (horário de Brasília)

Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)

Assistentes: Márcio Gleidson Correia Dias e Hélcio Araújo Neves (ambos do PA)

Cartões amarelos: GOIÁS:Léo Sena, Sueliton, David Duarte (2), Léo Gamalho, Liniker.JOINVILLE: Reginaldo (2), Everton Silva.

Cartões vermelhos: GOIÁS:David Duarte. JOINVILLE:Reginaldo.



GOLS:

GOIÁS: Walter, aos 23, e Léo Gamalho, aos 32 e aos 45 minutos do 2T.

JOINVILLE: Jael, aos 3, e Fernando Viana, aos 17 minutos do 1T.



GOIÁS: Márcio; Sueliton (Marcão), Felipe Macedo, David Duarte e Felipe Saturnino; Adriano, Léo Sena e Walter; Carlos Eduardo (Liniker), Léo Gamalho e Rossi (Jarlan).

Técnico: Gilson Kleina



JOINVILLE: Jhonatan; Reginaldo, Danrlei, Ligger e Diego; Naldo e Kadu; Erick Luís (Everton Silva), Fernando Viana (Rafael Donato) e Juninho; Jael

Técnico: Ramon Menezes


Conteúdo Patrocinado