Isinbayeva anuncia aposentadoria e diz que perdoa banimento das Olimpíadas - Gazeta Esportiva
Isinbayeva anuncia aposentadoria e diz que perdoa banimento das Olimpíadas

Isinbayeva anuncia aposentadoria e diz que perdoa banimento das Olimpíadas

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/08/2016 às 14:04

São Paulo, SP

Russian athlete Yelena Isinbayeva waves from the stands after the synchronised swimming event at the Maria Lenk Aquatics at the Rio 2016 Olympic Games in Rio de Janeiro on August 16, 2016.  Russia's Natalia Ishchenko and Russia's Svetlana Romashina won the gold as China's Huang Xuechen and China's Sun Wenyan took the silver and Japan's Yukiko Inui and Japan's Risako Mitsui took the bronze. / AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON
Isinbayeva é um dos grandes nomes do atletismo mundial (Foto: Christophe Simon/AFP)


Ainda que esteja banida dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, assim como todos os representantes do atletismo da Rússia, Yelena Isinbayeva segue chamando a atenção na capital carioca. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, a esportista de 34 anos anunciou o fim de sua carreira.

"Estou encerrando minha carreira profissional. Achei que seria muito triste, mas fiquei inspirada, pois não estou dando adeus ao esporte, mas sim ao salto com vara. Me sinto realizada por ter concretizando meus sonhos e ter conquistado muitas medalhas. Quando eu acabar essa entrevista e sair desta sala, terá acabado", revelou.

Isinbayeva também falou sobre a punição aos atletas russos e a exclusão destes dos Jogos Olímpicos. Após esbravejar sobre a decisão, a atleta mostrou-se conformada.

“Em toda a minha carreira, eu sempre fui limpa, e sempre provei isso, pois todos os meus exames foram negativos, mas não pude competir no Rio. Antes eu disse que não perdoaria ninguém que me impediu de participar. Porém, eu mudei de ideia. Eu vou perdoar, pois não sou juiz, e deixarei que sejam julgados por Deus. Sinto-me mais aliviada, pois se eles acham que fizeram justiça comigo e com meus colegas russos, terão que ver com sua própria consciência", continuou.

Nesta quinta-feira, a russa foi eleita para integrar a Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional. Para Yelena, é uma maneira de evidenciar que sempre foi uma esportista que se manteve longe do doping. "Entrei para a Comissão de Atletas do COI, e isso evidencia que atletas ao redor do mundo, que já venceram Olimpíadas, confiam em mim como uma atleta limpa", finalizou.

Dona de inúmeros recordes e títulos no salto com vara, Isinbayeva ainda é dona de três medalhas olímpicas, dois ouros e um bronze, conquistados em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012, respectivamente. A russa já tinha revelado que desejava disputar o Rio 2016 para tentar mais uma medalha olímpica antes de disputar a carreira, mas foi impedida.

Conteúdo Patrocinado