A bola modelo T (também chamada de "Wembley”) foi feita pela empresa inglesa John Salter & Son de Aldershot (Londres) e foi importada pela Clericetti & Barrela de Montevidéu, mas como dito anteriormente nenhuma dessas bolas foi marcada no Jogos da Copa do Mundo.

A bola Federale 102 foi composta por 13 painéis poligonais que foram cortados e perfeitamente encaixados por costura manual. A maioria das bolas clássicas da época eram modelos de 12 painéis (como as usadas há 4 anos na primeira Copa do Mundo), mas a Federale 102 trouxe uma invenção de ter os cadarços em um painel separado para inflar as bolas. 

A bola Allen era muito semelhante à “Federale 102” (a bola oficial da Copa do Mundo anterior) porque também consistia em 13 painéis. No entanto, as bordas dos painéis da bola Allen eram muito mais arredondadas, de modo que o design geral não era completamente o mesmo da bola italiana quatro anos antes. 

Após algumas pequenas alterações nos primeiros modelos de “Superval”, as bolas oficiais da Copa do Mundo de 1950 foram finalmente fabricadas no Brasil pelos inventores originais e foram chamadas de “Superball Duplo T”. Assim como as bolas “Globe” e “Tiento” das Copas do Mundo anteriores, a “Superball” também consistia em 12 painéis idênticos, mas as bordas desses painéis eram mais curvas.

A bola oficial da Copa do Mundo FIFA de 1954 era composta por 18 painéis com bordas em ziguezague, perfeitamente interligados entre si. A bola foi totalmente costurada à mão e não tinha mais cadarços - assim como sua antecessora, a “Superball” da Copa do Mundo de 1950. A cor da bola não era mais marrom escuro, mas sim um atraente amarelo ou marrom claro.

A bola Top Star tinha um design popular, era semelhante às bolas da época, no entanto, nesta bola havia painéis longos e sortidos, alternados elegantemente entre eles: dois painéis curtos no meio de dois painéis longos e a válvula de inflação estava no centro de um pequeno painel. Essa bola também trouxe avanços tecnológicos, essas bolas de couro foram tratadas com uma cera impermeabilizante, tornando as bolas mais resistentes à água.

A bola Crack tinha um design inovador. Era composto por 18 painéis poligonais irregulares, com três formatos diferentes: hexagonal, retangular e hexagonal curvo, todos unidos por costura manual, como se fosse uma espécie de grande quebra-cabeça. Deve-se admitir, que o modelo Crack ainda é a bola mais difícil de descrever com palavras, devido à complexidade de seus painéis. Com a nova válvula de látex, o ar foi retido por mais tempo e a esfera manteve uma boa forma esférica.

O Challenge 4 estrelas foi uma bola com couro de alta qualidade e inteiramente costurada à mão. Era composto por 25 painéis retangulares, unidos de forma muito semelhante à bola de 1958 e que se diferenciava apenas no painel que continha a válvula. No desafio bola 4 estrelas, a válvula estava no centro de um pequeno painel entre dois outros painéis ainda mais curtos.

A Adidas começou a fabricar bolas de futebol em 1963, mas fez a primeira bola oficial da Copa do Mundo da FIFA em 1970. Esta é a primeira bola usada na Copa do Mundo a usar o design do tipo Buckminster. Além disso, a primeira bola com 32 painéis preto e branco. O TELSTAR era mais visível em televisores preto e branco (1970 FIFA World Cup Mexico™ foi o primeiro a ser transmitido ao vivo pela televisão).

Devido ao sucesso das bolas adidas Telstar usadas na Copa do Mundo do México, a adidas não criou uma bola de jogo completamente nova para a Copa do Mundo de 1974, eles redesenharam a antiga Telstar aplicando algumas pequenas alterações.

O desenho da bola representava elegância, dinamismo e paixão. A bola de 1978 incluía 20 painéis com tríades que criavam uma impressão óptica de 12 círculos idênticos. O Tango inspirou o design da bola de jogo para os cinco torneios seguintes da Copa do Mundo.

A Adidas introduziu uma nova bola que tinha borracha incrustada nas costuras para evitar que a água vazasse. A primeira bola com qualidades resistentes à água. O desgaste geral dos chutes, no entanto, significava que a borracha começou a se desgastar após um curto período de tempo e precisava ser substituída durante o jogo. A última bola da copa do mundo em couro genuíno.

A Copa do Mundo da FIFA no México viu a introdução da primeira bola revestida de poliuretano que era resistente à chuva. A primeira bola de jogo sintética, com boas qualidades em superfícies duras e molhadas. A bola foi a primeira a incluir desenhos inspirados na nação anfitriã. O Azteca foi elegantemente decorado com desenhos inspirados na arquitetura e murais astecas do México.

A primeira bola com uma camada interna de espuma de poliuretano preta. O nome e o design homenageiam a história da Itália e a arte dos etruscos.

Copa do Mundo FIFA EUA, 1994, bola oficial que foi envolta em uma camada de espuma de poliestireno. Isso não só a tornava mais impermeável, mas também permitia uma maior aceleração da bola quando chutada. A nova bola de jogo parecia mais macia ao toque. Melhor controle de bola e maior velocidade durante o jogo. O design da bola representa tecnologia espacial, foguetes de alta velocidade e a “busca das estrelas” da América.

Em 1998, a Copa do Mundo da FIFA França foi disputada com uma bola que ostentava a tricolor francesa vermelho-branco-azul. Uma partida completa do antigo padrão preto e branco tradicional. A primeira bola de futebol colorida oficial da Copa do Mundo. A TRICOLORE utilizou a tecnologia de impressão underglass com uma fina camada de espuma sintática.

Para a Copa do Mundo da FIFA Coreia do Japão, 2002, a Adidas criou uma nova bola composta por camadas internas mais grossas para aumentar a precisão da bola em voo. Fevernova incluiu uma camada de espuma sintática refinada que permitiu uma trajetória de voo mais precisa e previsível. A cultura asiática inspirou o revolucionário visual colorido.

Uma configuração radicalmente nova reduziu a quantidade de pontos de contato do painel formando um exterior suave e perfeitamente redondo que melhorou a precisão e o controle. O design revolucionário da hélice do Teamgeist minimizou os cantos e criou uma superfície mais lisa para melhorar o jogo. A bola foi desenhada com as cores tradicionais da bandeira alemã e foi acentuada com a cor dourada do troféu da Copa do Mundo.

O Jabulani apresentou uma nova tecnologia grip n groove que forneceu aos jogadores uma bola com vôo estável e aderência em todas as condições. Com oito painéis 3-D ligados termicamente que foram moldados esfericamente pela primeira vez, o Jabulani era mais redondo e preciso do que seus antecessores.

Brazuca foi nomeado em setembro de 2012 após uma votação pública no Brasil envolvendo 1 milhão de fãs de futebol. O nome “brazuca” é um termo local informal que significa “brasileiro”, ou para descrever o modo de vida brasileiro. As cores e o design da fita dos painéis das bolas simbolizam as tradicionais pulseiras multicoloridas usadas no país, além de refletir a vibração e a diversão associadas ao futebol no Brasil.

Uma reinvenção de um modelo clássico com um design de painel totalmente novo e a mais recente tecnologia. O Telstar 18 evoca memórias inesquecíveis da década de 1970. Quase 50 anos depois, o Telstar 18 apresenta uma carcaça totalmente nova, alta tecnologia e elementos sustentáveis. Ele também inclui um chip NFC embutido, que permite que os consumidores interajam com a bola usando um smartphone.

O Al Rihla (um nome que se traduz do árabe para o inglês como “a jornada”) é um design de 20 painéis que a Adidas diz ser inspirado na arquitetura, arte e bandeira nacional do Catar. Para reduzir a resistência do ar no que poderia ser uma das finais de Copa do Mundo mais quentes de todos os tempos, a bola parece completamente sem costura e a forma dos painéis termicamente colados são diretamente inspiradas nas velas dos famosos barcos Dhow, emblemáticos do estado do Golfo.