Última derrota do Corinthians para Botafogo-SP foi 28 anos atrás - Gazeta Esportiva
Última derrota do Corinthians para Botafogo-SP foi 28 anos atrás

Última derrota do Corinthians para Botafogo-SP foi 28 anos atrás

Gazeta Esportiva

Por Marina Bufon*

28/06/2019 às 08:00

São Paulo, SP

O Corinthians entra em campo neste sábado pela primeira vez depois da pausa da Copa América dando início a uma série de três amistosos antes de reestrear no Campeonato Brasileiro. O primeiro adversário é o Botafogo-SP, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, às 20h (de Brasília).

O último encontro entre as equipes foi em fevereiro deste ano, quando Boselli balançou as redes após assistência de Gustagol (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


No histórico do confronto, o alvinegro tem uma ampla vantagem. Ao todo foram disputados 104 jogos, sendo que 55 foram vitórias, 39 empates e dez derrotas, em um aproveitamento de 65,38%. Além disso, foram marcados 184 gols, enquanto 90 entraram nas redes corintianas.

A última partida entre as duas equipes aconteceu no último dia 24 de fevereiro, pelo Campeonato Paulista, quando o Timão venceu por 1 a 0, também em Ribeirão. Naquela ocasião, o argentino Mauro Boselli foi o autor do tento, já no fim do segundo tempo, o primeiro dele com a camisa do Corinthians, com assistência de Gustagol. O time seria campeão dois meses depois em cima do São Paulo.

Pensando mais para trás, a última vez que o Botafogo-SP derrotou o alvinegro faz muito tempo: no dia 14 de agosto de 1991, pela primeira fase do Paulistão, também no interior paulista. O autor do tento foi Bira, no segundo tempo, mas o time seria eliminado na segunda fase da competição. O Corinthians foi mais além: ficou com o vice-campeonato ao perder para o São Paulo na grande final.

Desde então a fatídica derrota de 14 de agosto, o alvinegro somou sete empates e 17 vitórias, sendo que os maiores placares atingidos foram um 4 a 0, em 1992, e um 5 a 1, em 2001.




Para a partida deste sábado, o técnico Fabio Carille esboçou uma possível escalação. Sem Jadson, Everaldo e Clayson nos dois últimos treinos da semana, o treinador poderá iniciar com: Walter; Ramiro, Manoel, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Junior Urso; Pedrinho, Régis e Mateus Vital; Vagner Love. A tendência, conforme o preparador físico Walmir Cruz, é que seja utilizada uma equipe para cada tempo do jogo amigável.

Depois de enfrentar o Botafogo-SP, o Corinthians terá pela frente o Vila Nova, na quinta-feira, em duelo marcado para às 21h30 (de Brasília), no Serra Dourada, em Goiânia. Para finalizar, o alvinegro ainda enfrenta o Londrina, em Maringá, às 11h (de Brasília), do dia 7 de julho, no Estádio Regional Willie Davids.

O primeiro compromisso oficial do Corinthians no retorno da pausa da Copa América será uma semana depois, no dia 14, contra o CSA, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Corinthians.


*Especial para a Gazeta Esportiva.

Conteúdo Patrocinado