Gazeta Esportiva

Sul-americanos definem voto em bloco e apoio a Infantino na Fifa

Com apoio da Conmebol a Infantino, CBF, favorável à bancada de Blatter, se vê de mãos atadas (Foto:Divulgação)
Com apoio da Conmebol a Infantino, CBF, favorável à bancada de Blatter, se vê de mãos atadas (Foto:Divulgação)

Após se reunirem na última quinta-feira, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, os membros do Comitê Executivo da Conmebol decidiram direcionar o apoio de forma unânime a Gianni Infantino, candidato da Uefa para as eleições presidenciais da Fifa que acontecerão em 26 de fevereiro de 2016.

O presidente da Conmebol, Juan Ángel Napout, confirmou à imprensa brasileira na última quinta que todos votarão em bloco para apoiar o atual secretário-geral da Uefa. “Votaremos em bloco, já está decidido. Conversamos com Gianni (Infantino) e decidimos isso”, declarou o mandatário paraguaio no encontro que também determinou novas regras para a Copa Libertadores.

Oficializado no pleito durante o último mês de outubro, quase no limite do prazo para a inscrição das candidaturas, o ítalo suíço que foi braço direito de Michel Platini nos sete últimos anos é visto com bons olhos no pleito. Frente ao gancho atribuído ao francês pelo Comitê de Ética, a Uefa lançou mão da candidatura de Infantino já que Platini tem até o banimento do futebol recomendado por uma corrente da Fifa.

No início do mês, Infantino fez uma visita à sede da Conmebol, em Assunção, para demonstrar suas intenções de reformar o futebol dando mais condições às seleções menores. Administrando os recursos de forma transparente, o dirigente – que tem diploma de advogado – espera fortalecer os países com menos recursos a partir de uma melhor distribuição.

Sede do encontro da última quinta, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se vê de mãos atadas. Com Marco Polo Del Nero fora do Comitê Executivo da Fifa, decisão comunicada durante a reunião, a entidade, que sempre foi suporte para a base aliada à Joseph Blatter, agora terá que dirigir seu apoio a outro polo. Veicula-se que o principal representante de Blatter nestas eleições é Jérôme Champagne, ex-diretor de relações internacionais da Fifa.

Exit mobile version