'Sem medo de arriscar', Santos quer estrear linha de cinco na defesa - Gazeta Esportiva
'Sem medo de arriscar', Santos quer estrear linha de cinco na defesa

'Sem medo de arriscar', Santos quer estrear linha de cinco na defesa

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Vitor Anjos

31/01/2017 às 08:00 • Atualizado: 01/02/2017 às 10:58

Santos, SP

Dorival deve testar várias formações novas durante o Campeonato Paulista (Foto: Ivan Storti/Santos FC)
Dorival deve testar várias formações novas durante o Campeonato Paulista (Foto: Ivan Storti/Santos FC)


O Santos usou o amistoso contra o Kenitra, vencido por 5 a 1, no último sábado, no Pacaembu, para testar uma formação com cinco jogadores na defesa, sendo um zagueiro de origem, dois laterais e dois volantes. Durante o Campeonato Paulista e também no restante da temporada, a comissão técnica pretende aprimorar a tática para usá-la com mais frequência.

Inicialmente, o Peixe manterá o mesmo esquema 4-3-3 que terminou o ano passado. A ideia dos santistas é primeiramente ajustar os reforços ao estilo de jogo da equipe e na sequência começar a implantar as mudanças com mais afinco.

"Temos que trazer coisas novas para os jogadores. Nosso desafio é melhorar o que já foi bom em 2016. Vamos introduzir novas variações táticas. O objetivo geral era fazer os jogadores se readaptarem. É como aprender um idioma novo. Você primeiro relembra o que já fazia e depois vai buscando coisas novas", explicou o analista de desempenho Leonardo Porto.

"Pensamos bastante no que podemos fazer de diferente para esse ano, por que muitos times já conhecem nossa equipe de 2016. Esse esquema com a linha de cinco ainda será trabalhado, para que a gente consiga executar de maneira correta. A prioridade é deixar claro para os reforços a maneira como o Santos joga, para que eles se enquadrem no estilo de jogo e depois começarmos implantar nossas mudanças", ressaltou o auxiliar técnico Lucas Silvestre.

Para aplicarem as variações táticas ao longo da temporada, o técnico Dorival Júnior e toda a comissão técnica acompanham atentamente várias equipes grandes da Europa. E segundo os auxiliares, a 'ousadia' do treinador tem sido fundamental para que esses novos esquemas sejam testados.

"A gente estuda muito a maneira como as equipes de fora jogam. Gostamos de ver times que gostam de jogar futebol, com posse de bola e bons passes, como o City do Guardiola, que tem uma linha de cinco atrás. O Bayern também já jogou assim. E procuramos tentar introduzir isso no nosso futebol. O Dorival não tem medo de arriscar. Se a gente viu algo bom lá fora, nós passamos para ele, que pega e fala: "Vamos levar para o campo e ver o que acontece". Se a gente consegue, vamos seguindo assim. Caso dê errado, nós descartamos", concluiu Silvestre.

Apesar de todas as ideias para o futuro, o Santos não deve ter grandes mudanças para a estreia no Campeonato Paulista, na próxima sexta-feira, às 21h (de Brasília), contra o Linense. Mesmo contando com os reforços de Cleber e Donizete, o Peixe deve repetir o time que começou o amistoso diante do Kenitra, no último sábado.

Conteúdo Patrocinado